Notícia

09 de Novembro, 2020

Leitura orante da vida

“Cuidemos da vida como dom gratuito de Deus”

SEGUNDA 08/11/2020

32ª SEMANA DO TEMPO COMUM

DEDICAÇÃO DA BASÍLICA DO LATRÃO

1Cor 3,9c-11.16-17; Sl 45(46),2-3.5-6.8-9; Jo 2,13-22

 

EVANGELHO: Jo 2,13-22

13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.

MEDITAR A PALAVRA

“O zelo por tua casa me consumirá.”

O Evangelho de hoje nos faz apelo para o zelo da casa do Senhor. Somo chamados a manter o cuidado pela estrutura, funcionalidade e decoro porquê da Igreja renascem para a vida divina e muitos são abençoados. Precisamos manter a vivacidade dos movimentos e pastorais em prol da missão e evangelização eclesial. Por outro lado, Jesus nos faz entender que precisamos também cuidar da nossa vida, dos irmãos e irmãs, templo do Senhor; cuidar da saúde física, mental e espiritual para que possamos viver cada vez melhor, como experiência do Reino dos céus, já aqui na terra.

LEITURA ESPIRITUAL

Todos nós, caríssimos, antes do batismo fomos templos do demônio; depois do batismo, obtivemos ser templos de Cristo. E se meditarmos com atenção sobre a salvação de nossa alma, reconheceremos que somos o verdadeiro templo vivo de Deus. Deus não habita somente em construções de mão de homem (At 17,24) nem em casa feita de pedras e madeira; mas principalmente na alma feita à imagem de Deus e edificada por mãos de artífice. Desse modo pôde São Paulo dizer: “O templo de Deus, que sois vós, é santo” (1Cor 3,17).

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de São Cesário de Arles, bispo. Séc. VI. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1439)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “O zelo por tua casa me consumirá.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa