11 de Novembro, 2020

“Reconheçamos o bem que recebemos de Deus e dos irmãos e irmãs”

QUARTA 11/11/2020

32ª SEMANA DO TEMPO COMUM

SÃO MARTINHO DE TOURS

Tt 3,1-7; Sl 22,1-6; Lc 17,11-19

EVANGELHO: Lc 17,11-19

11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

“Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro.”

O Evangelho de hoje nos atenta sobre a generosidade. Um leproso volta a Jesus para expressar sua gratidão tão intensa que não é preciso esforço para Jesus reconhecê-la como um ato de pura fé. Assim, o encontro pessoal com Jesus não só renova o corpo deste pobre homem, mas também transforma profundamente seu espírito. Aprendamos que não basta só o reconhecimento de que Deus resolveu um problema pessoal nosso, mas tenhamos a disposição e o desejo de voltar a encontra-lo na comunidade, no serviço pastoral, na corresponsabilidade das atividades da Igreja. Por outro lado, saibamos ser generosos com os outros pelo bem que nos presta, pela disposição de acolhida.

LEITURA ESPIRITUAL

Ninguém diga: “Não sei o que amar”. Ame seu irmão e amará ao amor.  Conhece melhor a dileção que lhe impulsiona ao amor que ao irmão a que ama. Eis aqui como podes conhecer melhor a Deus que ao irmão; mais conhecido porque está mais presente; mais conhecido porque é algo mais íntimo; mais conhecido porque é algo mais correto.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. Santo Agostinho, bispo e doutor da Igreja (Séc. V). Tratado sobre a Santíssima Trindade 8,7,11-8,12. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 170)

Viva hoje a Palavra: “Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro.”

Pe. William Vasconcelos