Notícia

23 de Novembro, 2020

Leitura orante da vida

“A melhor oferta de si brota de um coração generoso”

SEGUNDA 23/11/2020

34ª SEMANADO TEMPO COMUM

Ap 14,1-3.4b-5; Sl 23,1-6; Lc 21,1-4

 

EVANGELHO: Lc 21,1-4

Naquele tempo, 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disso, ele disse: “Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver”.

MEDITAR A PALAVRA

“A viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver.”

No Evangelho, o Senhor nos propõe a generosidade e a humildade de uma viúva como um exemplo a imitar: a fé se exprime com um dom e a oferta de si mesmo. Assim, podemos entender que a generosidade e a bondade de Deus não é mensurada pela forma quantitativa. Jesus emite um juízo sempre difícil de aceitar, mas que ilumina perfeitamente não só o gesto, mas também o coração das pessoas. Nosso serviço à obra do Senhor e o serviço prestado aos irmãos não se dá pela quantidade de ações que podemos manifestar, mas pela qualidade que o prestamos.

LEITURA ESPIRITUAL

 Diz o Senhor: Se a vossa justiça não superar a dos escribas e fariseus, não entrareis no reino dos Céus. Mas esta justiça só será superior à deles, se a misericórdia triunfar sobre o juízo. E que há de mais justo e digno para a criatura, feita à imagem e semelhança de Deus, do que imitar o seu Criador, que estabeleceu o perdão dos pecados como princípio de renovação e santificação dos crentes, a fim de que, evitando a severidade do castigo e suprimindo todo o suplício, o pecador recupere a inocência e o fim do pecado seja a origem da virtude.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de São Leão Magno, papa. Séc V. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 4514)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “A viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa