Notícia

26 de Novembro, 2020

Leitura orante da vida

“Na fé, vejamos as dificuldades não um fim, mas a possibilidade de uma nova etapa”

QUINTA 26/11/2020

34ª SEMANADO TEMPO COMUM

Ap 18,1-2.21-23.; 19,1-3.9a; Sl 99,2-5; Lc 21,20-28

 

EVANGELHO: Lc 21,20-28

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.”

MEDITAR A PALAVRA

“Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.”

A imagem de fim de mundo, colocada no Evangelho, não tem motivos para temer, muito embora a descrição daquele momento induza a sentimentos que despertam o temor de Deus. Sabemos que falar de esperança no tempo atual frente às dificuldades da vida; as angústias quotidianas diante os pequenos e grandes problemas e outras situações que possamos atravessar afastam-nos algumas vezes da esperança. Contudo, entendamos que a volta do Senhor é caracterizada por "grande poder e glória", por isso ergamos e levantemos a cabeça em sinal de esperança.

LEITURA ESPIRITUAL

[...] Os discípulos hão-de levantar a cabeça com gozo, porque se aproxima a sua redenção. Para eles é o dia do prêmio. A vitória obtida por Cristo na Cruz – vitória sobre o pecado, sobre o demônio e sobre a morte – manifesta-se aqui em todas as suas consequências. Por isso o apóstolo São Paulo recomenda-nos que vivamos “aguardando a bem-aventurança esperada e a vinda gloriosa do grande Deus e Salvador nosso Jesus Cristo (Tit 2,13).

(BÍBLIA SAGRADA, anotada pela faculdade de teologia da universidade de Navarra. SANTOS EVANGELHOS. Tradução portuguesa das instruções e notas de comentário de José A. Marques BRAGA: Edições Theologica, 1969. p.1002.)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa