Leitura orante da vida
TERÇA 01/12/2020
1ª SEMANA DO ADVENTO
Is 11,1-10; Sl 71,2.7-8.12-13.17; Lc 10,21-24
EVANGELHO: Lc 10,21-24
21 Naquele momento, Jesus se encheu de alegria no Espírito Santo e disse: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque tu escondeste essas coisas dos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, padre, tal tem sido sua aprovação. 22 Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém sabe quem é o Filho senão o Pai; e quem é o Pai senão o Filho, e a quem o Filho deseja revelá-lo. 23 Virando-se para os discípulos, disse-lhes à parte: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes! 24 Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes, mas não viram, e ouvir o que estais ouvindo, mas não ouviram.
MEDITAR A PALAVRA
“Escondeste essas coisas dos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos.”
O Evangelho nos ajuda a compreender que podemos algumas vezes nos equivocar sobre o olhar que temos de Deus. Muitas das vezes a sabedoria e a presença divina estão escondidas na simplicidade, nas entrelinhas dos acontecimentos da vida, e que podemos deixar passar sem as perceber. Jesus louva ao Pai porque reservou Sua sabedoria aos pequeninos. Parar e refletir são atitudes necessárias para que percebamos a amorosa e perfeita manifestação de Deus em nossa vida. Precisamos nos desarmar de preconceitos, de mentes engessadas, de indiferenças; abramos nosso coração para viver profundamente as coisas mais simples da vida e nelas perceber a realização da vontade de Deus.
LEITURA ESPIRITUAL
Tenho meditado com frequência na vida de infância espiritual, que não se contrapõe à fortaleza, porque requer uma vontade uma vontade rija, uma maturidade bem temperada, um caráter firme e aberto. Tornar-nos meninos... Renunciar à soberba, à auto-suficiência; reconhecer que sozinhos, nada podemos, porque necessitamos da graça, do poder do nosso Pai, Deus, para aprender a caminhar e para perseverar no caminho. Ser pequeno exige abandonar-se como se abandonam as crianças, crer como crêem as crianças, pedir como pedem as crianças (Cristo que passa, nº 10.143).
- (BÍBLIA SAGRADA, anotada pela faculdade de teologia da universidade de Navarra. SANTOS EVANGELHOS. Tradução portuguesa das instruções e notas de comentário de José A. Marques BRAGA: Edições Theologica, 1969. p. 864)
AÇÃO
Viva hoje a Palavra: “Escondeste essas coisas dos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos.”