01 de Dezembro, 2020

“Aprecie a beleza da vida nos acontecimentos ordinários da vida”

TERÇA 01/12/2020

1ª SEMANA DO ADVENTO

Is 11,1-10; Sl 71,2.7-8.12-13.17; Lc 10,21-24

EVANGELHO: Lc 10,21-24

21 Naquele momento, Jesus se encheu de alegria no Espírito Santo e disse: Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque tu escondeste essas coisas dos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, padre, tal tem sido sua aprovação. 22 Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém sabe quem é o Filho senão o Pai; e quem é o Pai senão o Filho, e a quem o Filho deseja revelá-lo. 23 Virando-se para os discípulos, disse-lhes à parte: Bem-aventurados os olhos que vêem o que vós vedes! 24 Pois eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes, mas não viram, e ouvir o que estais ouvindo, mas não ouviram.

O Evangelho nos ajuda a compreender que podemos algumas vezes nos equivocar sobre o olhar que temos de Deus. Muitas das vezes a sabedoria e a presença divina estão escondidas na simplicidade, nas entrelinhas dos acontecimentos da vida, e que podemos deixar passar sem as perceber. Jesus louva ao Pai porque reservou Sua sabedoria aos pequeninos. Parar e refletir são atitudes necessárias para que percebamos a amorosa e perfeita manifestação de Deus em nossa vida. Precisamos nos desarmar de preconceitos, de mentes engessadas, de indiferenças; abramos nosso coração para viver profundamente as coisas mais simples da vida e nelas perceber a realização da vontade de Deus.

LEITURA ESPIRITUAL

Tenho meditado com frequência na vida de infância espiritual, que não se contrapõe à fortaleza, porque requer uma vontade uma vontade rija, uma maturidade bem temperada, um caráter firme e aberto. Tornar-nos meninos... Renunciar à soberba, à auto-suficiência; reconhecer que sozinhos, nada podemos, porque necessitamos da graça, do poder do nosso Pai, Deus, para aprender a caminhar e para perseverar no caminho. Ser pequeno exige abandonar-se como se abandonam as crianças, crer como crêem as crianças, pedir como pedem as crianças (Cristo que passa, nº 10.143).

1. (BÍBLIA SAGRADA, anotada pela faculdade de teologia da universidade de Navarra. SANTOS EVANGELHOS. Tradução portuguesa das instruções e notas de comentário de José A. Marques BRAGA: Edições Theologica, 1969. p. 864)

Viva hoje a Palavra: “Escondeste essas coisas dos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos.”