05 de Dezembro, 2020

“Sejamos solidários com gratuidade aos mais necessitados”

SÁBADO 05/12/2020

1ª SEMANA DO ADVENTO

Is 30,19-21.23-26; Sl 146,1-6; Mt 9,35-10,1.6-8

EVANGELHO: Mt 9,35-10,1.6-8

Naquele tempo, 35Jesus percorria todas as cidades e povoados, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino, e curando todo tipo de doença e enfermidade. 36Vendo Jesus as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor. Então disse a seus discípulos: 37“A Messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. 38Pedi pois ao dono da messe que envie trabalhadores para a sua colheita!” 10,1E, chamando os seus doze discípulos deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus e para curarem todo tipo de doença e enfermidade. Enviou-os com as seguintes recomendações: 6“Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel! 7Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo’. 8Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar!”

Percebemos, no Evangelho de hoje, uma grande sensibilidade de Jesus quanto às necessidades e dores de homens e mulheres. A compaixão que sente O leva a intervir, mas não só: escolhe discípulos aos qua estejamos quais comunica os seus poderes e envia-os ao mundo para que cuidem dos homens e mulheres, crianças, jovens e idosos, rebanho amado por Deus. Assim, nos sintamos sensibilizados com os sofrimentos e necessidades dos irmãos e estejamos disponíveis para a missão, sem obtermos vantagens pessoais, mas com gratuidade, porque se de graça recebemos, de graça devemos dar.

LEITURA ESPIRITUAL

Não procures granjear a amizade de alguém por meio da adulação, nem permitas que outros por meio dela granjeiem a tua. Não sejas ousado nem arrogante; submete-te e não te imponhas; conserva a serenidade e aceita de boa mente as advertências e com paciência as repreensões. Se alguém te repreender com razão, reconhece que é para teu bem; se o faz sem motivo, admite que é com boa intenção. Não temas as palavras ásperas, mas sim as brandas. Emenda-te dos teus defeitos e não sejas curioso indagador ou severo censor dos alheios; corrige os outros sem incriminação, prepara a advertência com mostras de sincera simpatia, e ao erro dá facilmente desculpa.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Do Opúsculo “Fórmula de vida honesta”, de São Martinho de Dume, bispo. Séc. XI-XII. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996.)

Viva hoje a Palavra: “Compadeceu-se delas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor.”