Notícia

08 de Dezembro, 2020

Leitura orante da vida

“Que nossa alegria transpareça a presença de Deus em nossa vida!”

TERÇA  08/12/2020

2ª SEMANA DO ADVENTO

IMACULADA CONCEIÇÃO

Gn 3,9-15.20; Sl 97,1-4; Ef 1,3-6.11-12; Lc 1,26-38

 

EVANGELHO: Lc 1,26-387

Naquele tempo, 26no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

MEDITAR A PALAVRA

“Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Aonde chega Deus, aí também chega a alegria. A visita de Deus, por meio do anjo Gabriel, vem comunicar uma notícia a Maria, que assusta, mas que ao mesmo tempo lhe deixa cheia do Espirito Santo, cheia de alegria, sem medos e corajosa para responder seu sim ao Senhor. Dessa forma, façamos do nosso coração e de nossa vida morada de Deus que nos contagia de alegria e de esperança. Sejamos, também, para os que nos rodeiam, uma palavra de Deus que alegra que acolhe que se solidariza. Uma presença que se traduz em esperança e vida.

LEITURA ESPIRITUAL

O céu, as estrelas, a terra, os rios, o dia e a noite, e tudo quanto está sujeito ao poder ou ao serviço dos homens se alegram, Senhora, porque, tendo perdido a sua antiga nobreza, foram em certo modo ressuscitados por meio de Ti e dotados de uma graça nova e inefável. Todas as coisas se encontravam como mortas, por terem perdido a sua dignidade original de servir o domínio e o uso daqueles que louvam a Deus, para que tinham sido criadas; encontravam-se esmagadas pela opressão e desfiguradas pelo abuso que delas faziam os servos dos ídolos, para os quais não tinham sido criadas. Agora, porém, como que ressuscitadas, felicitam a Maria, ao verem-se governadas pelo domínio e honradas pelo uso daqueles que louvam o Senhor.

(LITURGIA DAS HORAS. v. I. Das Meditações de Santo Anselmo, bispo. Séc. XII. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1043)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa