Notícia

10 de Dezembro, 2020

Leitura orante da vida

“A minoridade nos faz irmãos e erradica a violência”

QUINTA  10/12/2020

2ª SEMANA DO ADVENTO

Is 41,13-20; Sl 144,1-9.-13; Mt 11,11-15

 

EVANGELHO: Mt 11,28-30

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 14E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15Quem tem ouvidos, ouça”.

MEDITAR A PALAVRA

“O menor no Reino dos Céus é maior do que ele. ”

Na visão do Antigo Testamento o maior é aquele que recebeu um ministério no modo de ser profeta como João Batista. O Reino dos céus (Novo testamento), inaugurado por Jesus Cristo, o dom divino da graça faz com que o mais pequeno que acolhe uma missão e a consolida com sua vida este seja o maior. A humildade e a minoridade são caracteres essenciais para aquele e aquela que se colocam no caminho do seguimento de Jesus. A grandeza do discípulo não está no título que ele pode receber, mas no exercício de sua função. Devemos aprender de Jesus que se fez manso e humilde de coração.

LEITURA ESPIRITUAL

Ao ver o mundo oprimido pelo temor, Deus procura continuamente chamá-lo com amor; convida-o com a sua graça, atrai-o com a sua caridade, abraça-o com o seu afeto. Por isso, purifica com as águas do dilúvio a terra que se tinha inveterado no mal e chama a Noé pai do mundo renovado, exorta-o com palavras de amizade, oferece-lhe uma confiança familiar, informa-o com bondade sobre o presente e conforta- o com a sua graça a respeito do futuro. E já não se limita a dar-lhe ordens, mas, tomando parte no seu trabalho, encerra na arca toda aquela descendência que havia de perdurar por todos os tempos, para que esta aliança de amor acabasse com todo o temor servil e se conservasse na comunhão do amor o que se havia salvo com a comunhão de esforços.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de São Pedro Crisólogo, bispo. Séc. V. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 199)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “O menor no Reino dos Céus é maior do que ele.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa