Notícia

11 de Dezembro, 2020

Leitura orante da vida

“Nos esforcemos para não nos acomodarmos com o tempo presente”

SEXTA  11/12/2020

2ª SEMANA DO ADVENTO

Is 48,17-19; Sl 1,1.4-6; Mt 11,16-19

 

EVANGELHO: Mt 11,16-19

Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’ 18Veio João, que não come nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe, e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.

MEDITAR A PALAVRA

“Não ouvem João, nem o Filho do Homem.”

Hoje nos deparamos com o dilema da insatisfação. O Evangelho nos faz perceber da incapacidade, por parte de alguns, de aceitarem a bondade de Deus no tempo presente por estarem presos ao passado ou quando totalmente voltados para o futuro, ainda mais, quando não desejam nada que seja realmente diferente. Jesus diz que são como crianças insatisfeitas ou com má vontade. Abramos nossos olhos para que não nos fixemos nos problemas do tempo presente sem a disposição de dar uma contribuição para que as coisas possam mudar. Força, coragem!

LEITURA ESPIRITUAL

  O Senhor abraçou a condição humana e manifestou-Se no mundo que era seu; a natureza humana sustentava o Verbo de Deus, mas era o Verbo que sustentava a natureza humana. Cristo veio recapitular a desobediência cometida junto à árvore do paraíso terrestre, mediante a sua obediência na árvore da Cruz. As consequências da maldita sedução com que foi enganada Eva, a virgem destinada ao primeiro homem, foram anuladas por meio da mensagem bendita da verdade que o Anjo trouxe a Maria, também ela virgem desposada com um homem. E assim, enquanto Eva, seduzida pela mensagem de um anjo, desobedeceu à palavra divina e se afastou de Deus, Maria, ao contrário, guiada pela anunciação de outro anjo, obedeceu à palavra divina e mereceu trazer a Deus em seu seio. Aquela, portanto, deixou-se seduzir para não obedecer a Deus, e esta deixou-se persuadir a obedecer-Lhe. Deste modo, a Virgem Maria tornou-se advogada da virgem Eva.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Do Tratado contra as heresias, de Santo Irineu, bispo. Séc. II. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 207)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Não ouvem João, nem o Filho do Homem.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa