Notícia

29 de Dezembro, 2020

Leitura orante da vida

“Olhemos a luz que a vida nos propõe.”

TERÇA  29/12/2020

5º DIA DA OITAVA DO NATAL

1Jo 2,3-11; Sl 95,1-3.5-6; Lc 2,22-35

 

EVANGELHO: Lc 2,22-35

22Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. 23Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. 24Foram também oferecer o sacrifício – um par de rolas ou dois pombinhos – como está ordenado na Lei do Senhor. 25Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele 26e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. 27Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, 28Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: 29“Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; 30porque meus olhos viram a tua salvação, 31que preparaste diante de todos os povos: 32luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. 33O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. 34Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. 35Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”.

MEDITAR A PALAVRA

“Meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel.”

O Evangelho nos convida a estarmos sempre de olhar fixos no Senhor para que possamos ver as maravilhas que Ele pode fazer em nossa vida. Não podemos nos isentar dos sofrimentos e angustias, pois, são realidades que compõem nosso viver, mas podemos, olhando para além, encontrar luzes que nos orientam e contribuem para o nosso crescimento, perceber luzes que podem nos ajudar a redimensionar os acontecimentos que nos rodeiam. Olhemos para o Senhor, percebamos a salvação porque ele está no meio e dentro de nós mediante os acontecimentos cotidianos e por aqueles que fazem parte de nossa vida.

LEITURA ESPIRITUAL

 Apareceu a bondade e a humanidade de Deus nosso Salvador. Dêmos graças a Deus, que nos enche de consolação neste exílio, nesta peregrinação, nesta vida ainda tão miserável.    Antes de aparecer a sua humanidade, encontrava-se também oculta a sua bondade; e, no entanto, esta já existia, porque a misericórdia do Senhor é eterna. Mas como se podia saber que era assim tão grande? Estava prometida, mas ainda não se sentia; e, por isso, muitos não acreditavam nela. Com efeito, muitas vezes e de muitos modos falou o Senhor pelos Profetas. E dizia: Eu tenho pensamentos de paz e não de aflição. Mas que podia responder o homem que sentia a aflição e não conhecia a paz? Até quando continuareis a exclamar: Paz, paz, e não há paz? Também os mensageiros da paz choravam amargamente, dizendo: Senhor, quem acreditou na nossa mensagem? Mas agora os homens podem acreditar, ao menos no que viram os seus olhos, porque os testemunhos de Deus são dignos de toda a fé; e para Se tornar visível, mesmo àqueles que têm a vista enfraquecida, pôs ao sol a sua tenda.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de São Bernardo, abade (Séc.XII). Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 399)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa