04 de Janeiro, 2021

SEGUNDA 04/01/2021

1Jo 3,22-4,6 Sl 2,7-8.10-11 (R. 8a) Mt 4,12-17.23-25

EVANGELHO: Mt 4,12-17.23-25

Quando Jesus soube que João Batista tinha sido preso, retirou-se para a Galileia. Deixou Nazaré para ir viver em Cafarnaum, uma cidade à beira do lago da Galileia, na região de Zabulão e Neftali. Aconteceu assim para que se cumprissem estas palavras de Isaías: Terras de Zabulão e de Neftali, da beira-mar e de além do Jordão, Galileia dos pagãos! O povo mergulhado na escuridão viu uma grande luz! Luz que brilhou para os que estavam na região escura da morte. Daí em diante Jesus começou a pregar, dizendo: "Arrependam-se dos pecados, porque o Reino dos céus está próximo." Jesus andava por toda a Galileia, ensinava nas casas de oração, pregava a Boa Nova do Reino e curava o povo de todas as suas doenças e sofrimentos. Falava-se dele por toda a Síria. Traziam-lhe todos os que sofriam de várias doenças e males, os que tinham espíritos maus, os doentes de nervos e os paralíticos. E Jesus curava-os a todos. A multidão que o seguia era enorme. Vinha gente da Galileia, das Dez Cidades, de Jerusalém, da Judeia e de além do Jordão.

“Convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo."

A conversão ou mudança de vida é um requisito importante na dinâmica da realização e da participação do Reino de Deus. No Evangelho, podemos ver o convite de Jesus a essa mudança de vida, de pensamento e de agir. A conversão nos insere, ainda, na capacidade de receber a luz e de permanecer nela, a qual contribui para que tracemos novos caminhos, novas decisões e cura de todos os males que podem afligir nossa vida.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Ele não realizou em seguida a pregação da justiça que todos conheciam, mas da penitência de que todos precisavam. Quem ousará dizer: “quero ser bom e não posso”? A penitência é a correção da vontade; e se as coisas más não vos horrorizam (para que façais penitência), pelo menos que vos deleitem as boas. Por isso, prossegue: “está próximo o reino dos céus”, isto é, a felicidade do reino celeste, como se dissesse “preparai-vos pela penitência”, porque aproxima-se o tempo da recompensa eterna.

(CATENA AUREA – Exposição contínua sobre os Evangelhos. Santo Tomás de Aquino. Vol 1: Evangelho de São Mateus. Pseudo-Crisóstomo, 2018. p. 158).

Viva hoje a Palavra: “Convertei-vos, porque o Reino dos céus está próximo."