11 de Janeiro, 2021

1ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Hb 1,1-6 Sl 96(97),1-2.6 e 7c.9 (R. cf. 7c) Mc 1,14-20

EVANGELHO: Mc 1,14-20

E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Fazei penitência e crede no evangelho. E, andando junto do mar da Galileia, viu Simão, e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens. E, deixando logo as suas redes, o seguiram. E, passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no barco consertando as redes, E logo os chamou. E eles, deixando o seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele.

MEDITAR A PALAVRA

“Fazei penitência e crede no Evangelho.”

A liturgia do tempo comum nos coloca no caminho com Jesus, para descobrir, de maneira progressiva, o seu mistério e a nossa identidade autêntica. O Evangelho de hoje resume o início de seu ministério público. Jesus se insere no caminho preparado desde os profetas até João Batista, o precursor de Cristo, ainda no final de sua missão. Para isso é fundamental nos inserir num processo de mudança de vida, mudança de mentalidade e abraçar a fé nas palavras de Jesus Cristo.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Com súplicas e orações constantes, pedimos ao Criador do universo que conserve intacto no mundo inteiro o número dos seus eleitos, por meio de seu amado Filho Jesus Cristo, pelo qual nos chamou das trevas à luz, da ignorância ao conhecimento da glória do seu nome.
Para que esperemos no vosso nome, princípio de toda a criatura, abristes os olhos do nosso coração para Vos conhecermos, a Vós, o Altíssimo nos céus altíssimos, o Santo entre os santos, que humilhais a arrogância dos insolentes e frustrais os planos das nações, exaltais os humildes e humilhais os soberbos, dais a riqueza e a pobreza, dais a morte, a salvação e a vida, único benfeitor dos espíritos e Deus de toda a carne; Vós que sondais os abismos e observais as ações dos homens, socorreis os que estão em perigo e salvais os desesperados, que criastes todo o ser vivo e velais por ele, que multiplicais os povos sobre a terra e de entre todos escolheis os que Vos amam, por Jesus Cristo, vosso Filho bem-amado, pelo qual nos ensinastes, santificastes e honrastes.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Da Epístola de São Clemente I, papa, aos Coríntios. Séc. I. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. 42).

AÇÃO:

Viva hoje a Palavra: “Fazei penitência e crede no Evangelho.”

Por: Pe. William Vasconcelos