Notícia

14 de Janeiro, 2021

Leitura orante da vida

QUINTA 14/01/2021

1ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Hb 3,7-14 Sl 94(95),6-7.8-9.10-11 (R. 8) Mc 1,40-45

 

EVANGELHO Mc 1,40-45

E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê limpo. E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo. E, advertindo-o severamente, logo o despediu. E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. Mas, tendo ele saído, começou a apregoar muitas coisas, e a divulgar o que acontecera; de sorte que Jesus já não podia entrar publicamente na cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todas as partes iam ter com ele.

MEDITAR A PALAVRA

“E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo.”

Nessa história a Lei é continuamente ultrapassada: do contrário, só poderia verificar a doença, segregar os enfermos e certificar sua cura quando ela ocorrer. Mas o leproso sabe que pode confiar em algo maior e mais sagrado do que a Lei: por isso ousa aproximar-se de Jesus com total humildade, mostrando-lhe fé no seu poder e despretensioso abandono à sua vontade. Jesus também, com a sua compaixão, vai além da Lei: atinge o leproso e com este contato fraterno restaura a dignidade do enfermo. Dessa forma também precisamos ousar e ir além da realidade em que nos encontramos e saber acolher as pessoas em suas necessidades.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

 “Aquele homem ajoelha-se prostrando-se em terra – o que é sinal de humildade e de vergonha -, para que cada um se envergonhe das manchas de sua vida. Mas a vergonha não há de impedir a confissão: o leproso mostrou a chaga e pediu o remédio. A sua confissão está cheia de piedade e de fé. Se queres, dizes podes: isto é, reconheceu que o poder de curar-se estava nas mãos do Senhor (In Marci Evangelium expositivo, ad loc).

(BÍBLIA SAGRADA, anotada pela faculdade de teologia da universidade de Navarra. SANTOS EVANGELHOS. Tradução portuguesa das instruções e notas de comentário de José A. Marques BRAGA: Edições Theologica, 1969. p. 480)

AÇÃO  

Viva hoje a Palavra: “E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou limpo (Mc 1,42)”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa