15 de Janeiro, 2021

1ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Hb 4,1-5.11 Sl 77(78),3 e 4bc.6c-7.8 (R. cf. 7c) Mc 2,1-12

EVANGELHO Mc 2,1-12

Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em 5que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: "Filho, os seus pecados estão perdoados". Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo: "Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?" Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: "Por que vocês estão remoendo essas coisas em seus corações? Que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se, pegue a sua maca e ande’? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te ordeno: levanta-te, toma teu leito e vai para casa". Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: "Nunca vimos nada igual".

“Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles.”

A fé é um caminho que leva ao descanso de Deus. Uma estrada difícil às vezes; No entanto, quem a percorre descansa o seu próprio coração, já a partir de agora, no Coração de Deus. No Evangelho, Alguns homens ajudam a um paralítico para que possa chegar até Jesus e ser curado. Dessa forma, sejamos solidários em ajudar aos outros, para que encontrem forças e superem suas dificuldades. O amor cheio de misericórdia e o cuidado abrem o coração de Deus em toda e qualquer realidade.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Prestes a curar o homem de paralisia, o Senhor antes de desmanchar os laços do pecado, para mostrar que – pelo vínculo das culpas – tinha ele sido condenado com a destruição dos membros do corpo, e que não poderia ser curado com a recuperação destes a não ser que aquelas fossem perdoadas. Extraordinária humildade: chama de filho aquele que é desprezado e débil, dissolvido em todas as junturas dos membros, aquele que os sacerdotes não se dignariam de tocar: ou certamente, filho porque são-lhe perdoados os seus pecados.

(CATENA AUREA – Exposição contínua sobre os Evangelhos. Santo Tomás de Aquino. Vol 2: Evangelho de São Marcos. São Beda, 2019. p. 58).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles.”