Notícia

26 de Janeiro, 2021

Leitura orante da vida

TERÇA 26/01/2021

3ª SEMANA DO TEMPO COMU

Timóteo e S. Tito, BB, memória.

2Tm 1,1-8,1-2a.2b-3.7-8a.10 (R. 3) Lc 10,1-9

 

LEITURA: 2Tm 1,1-8

1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus — a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados — quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.

MEDITAR A PALAVRA

“Exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste.”

Olhando a realidade que nos rodeia, percebemos quantas situações experimentamos na vida que vão nos abalando, nos entristecendo, de forma que agravam nosso ânimo. Situações internas bem com externas, espirituais, psíquicas e sociais a ponto de nos fazer desistir de nossas responsabilidades e muitas das vezes até mesmo desistir da vida. Porém, a leitura de hoje nos impulsiona para o grandioso amor de Deus, por meio da fé, que convida a reavivar a chama do dom e da graça que dele recebemos. Não nos acomodemos mas busquemos em nosso interior, com os amigos e aquelas pessoas solidárias os ânimos para que estejamos impulsionados a olhar para além de nós mesmo.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Enclausurado no cárcere, Paulo sentia-se habitar no Céu. Recebia os açoites e as feridas com mais alegria do que aqueles que recebem as palmas do triunfo; e não estimava as dores menos do que os prémios, porque considerava as próprias dores como os prémios que desejava, e amava-as como uma graça. Considerai com atenção o sentido disto: o prémio, para ele, era ser libertado da carne e estar com Cristo, ao passo que permanecer na carne significava o combate. Mas, por causa de Cristo, sobrepunha ao desejo do prémio a ânsia de prosseguir o combate, porque considerava ser isto o mais necessário. Estar afastado de Cristo representava para ele o combate e o sofrimento, mais ainda, o máximo combate e o maior sofrimento; estar com Cristo, pelo contrário, era o prémio único; e no entanto, por amor de Cristo, Paulo prefere o combate ao prémio.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Das Homilias de São João Crisóstomo, bispo. Séc. IV. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. P 1217).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa