27 de Janeiro, 2021

3ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Hb 10,11-18 Sl 109(110),1.2.3.4 (R. 4bc) Mc 4,1-20

EVANGELHO Mc 4,1-20

E outra vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto do mar. E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina: Ouvi: saiu o semeador a semear. [...]  O que semeia, semeia a palavra; E, os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que foi semeada nos seus corações. E da mesma forma os que recebem a semente sobre pedregais; os quais, ouvindo a palavra, logo com prazer a recebem; Mas não têm raiz em si mesmos, antes são temporãos; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição, por causa da palavra, logo se escandalizam. E outros são os que recebem a semente entre espinhos, os quais ouvem a palavra; Mas os cuidados deste mundo, e os enganos das riquezas e as ambições de outras coisas, entrando, sufocam a palavra, e fica infrutífera. E estes são os que foram semeados em boa terra, os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um trinta, e outro sessenta, e outro cem.

As situações postas pela sociedade contemporânea dificultam para uma autêntica vida cristã. O evangelho, no entanto, acena para a disposição do terreno que recebe a semente. Podemos, então nos perguntar: “como podemos viver a palavra?”. Podemos viver de maneira prática, transformando-a em vida. Pois se o terreno do nosso coração é bom, com toda abertura em acolher a palavra, produziremos frutos que promovem vida, seremos solidários, acolhedores, etc.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Mas a maior parte da semente não se perde por culpa do semeador, mas da terra que a recebe, isto é, da alma do ouvinte. E certamente um agricultor real seria, de modo coerente, censurado se semeasse desse modo: pois não ignora que a pedra, o caminho ou a terra espinhosa não se transforma em terra fértil. Mas nos seres racionais não é assim: pois é possível que a terra se torne fértil, que o caminho não seja pisoteado e que os espinhos sejam destruídos; pois se isto não se pudesse fazer, Ele não teria semeado aí. Por isso concede-nos a esperança da penitência: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

(CATENA AUREA – Exposição contínua sobre os Evangelhos. Santo Tomás de Aquino. Vol 1: Evangelho de São Marcos. São João Crisóstomo - In Matthaeum, 2019. p. 88).

Viva hoje a Palavra: “Os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, um trinta, e outro sessenta, e outro cem.”