Notícia

28 de Janeiro, 2021

Leitura orante da vida

QUINTA 28/01/2021

3ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Sto. Tomás de Aquino, PresbDr., memória.

Hb 10,19-25 Sl 23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6) Mc 4,21-25

 

EVANGELHO Mc 4,21-25

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

MEDITAR A PALAVRA

Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos.”

Jesus nos convida no Evangelho de hoje a escutar atentamente a sua Palavra, para que sejamos tão impregnados dela que a façamos transbordar para fora de nós. Abramos nossos olhos para a ver a luz que deve se manifestar em todas as nossas ações e situações, entendamos a força de sua palavra e nos deixemos transformar por ela. Não deixemos a medida do seu amor e de sua misericórdia para com os outros porque é assim que Deus usa conosco todos os dias.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Que necessidade havia para que o Filho de Deus sofresse por nós? Uma necessidade grande e, por assim dizer, dupla: para remédio contra o pecado e para exemplo do que devemos fazer. Foi em primeiro lugar um remédio, porque na paixão de Cristo encontramos remédio contra todos os males em que incorremos por causa dos nossos pecados. Mas não é menor a utilidade que tem como exemplo. Na verdade, a paixão de Cristo é suficiente para orientar toda a nossa vida. Quem quiser viver em perfeição, basta que despreze o que Cristo desprezou na cruz e deseje o que Ele desejou. Nenhum exemplo de virtude está ausente da cruz.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Das conferências de Santo Tomás de Aquino, presbítero. Séc. XIII. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1223).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa