Notícia

02 de Fevereiro, 2021

Leitura orante da vida

TERÇA 02/02/2021

4ªSEMANA DO TEMPO COMUM

APRESENTAÇÃO DO SENHOR, festa.

Ml 3,1-4 Sl 23(24),7.8.9.10 (R. 10b) Hb 2,14-18 Lc 2,22-40

 

EVANGELHO Lc 2,22-40

Completando-se o tempo da purificação deles, de acordo com a Lei de Moisés, José e Maria o levaram a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor como está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino será consagrado ao Senhor” e para oferecer um sacrifício, de acordo com o que diz a Lei do Senhor: “duas rolinhas ou dois pombinhos”. Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. Fora-lhe revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor.  Movido pelo Espírito, ele foi ao templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para lhe fazerem o que requeria o costume da Lei, Simeão o tomou nos braços e louvou a Deus, dizendo: “Ó Soberano, como prometeste, agora podes despedir em paz o teu servo. Pois os meus olhos já viram a tua salvação, que preparaste à vista de todos os povos: luz para revelação aos gentios e para a glória de Israel, teu povo”. [...]

MEDITAR A PALAVRA

“Pois os meus olhos já viram a tua salvação.”

Diante dos sofrimentos e desafios da vida no antigo Israel, Simeão eleva sua oração de louvor e agradecimento a Deus por seus olhos contemplarem a realização de Sua promessa na pessoa do menino Jesus. Olhemos, da mesma forma, para ver nos ensinamentos de Jesus, por meio de sua Igreja, a realização do projeto de salvação para todos nós; ao mesmo tempo sejamos luz para os irmãos e irmãs como expressão do grandioso amor de Deus que acolhe, que é solidário e misericordioso.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Todos nós que celebramos e veneramos com tanta piedade o mistério do Encontro do Senhor, corramos para Ele com todo o fervor do nosso espírito. Ninguém deixe de participar neste Encontro, ninguém se recuse a levar a sua luz.   Levemos em nossas mãos o brilho das velas, para significar o esplendor divino d’Aquele que Se aproxima e ilumina todas as coisas, dissipando as trevas do mal com a sua luz eterna, e também para manifestar o esplendor da alma, com o qual devemos correr ao encontro de Cristo.    Assim como a Virgem Mãe de Deus levou ao colo a luz verdadeira e a comunicou àqueles que jaziam nas trevas, assim também nós, iluminados pelo seu fulgor e trazendo na mão uma luz que brilha diante de todos, devemos acorrer pressurosos ao encontro d’Aquele que é a verdadeira luz.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de São Sofrônio, bispo. Séc. VII. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 1236).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Pois meus olhos já viram a salvação.”

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa