04 de Fevereiro, 2021

4ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Hb 12,18-19.21-24 Sl 47(48),2-3a.3b-4.9.10-11 (R. cf. 10) Mc 6,7-13

EVANGELHO Mc 6,7-13

Naquele tempo, Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura. Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles! ” Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

“Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dando-lhes poder sobre os espíritos impuros.”

No Evangelho de hoje, Jesus escolheu os Doze para "estar com ele", mas também para enviá-los a anunciar a Boa Nova. Dessa forma, a sua palavra nos mostra agora que chegou a hora da missão. Jesus dá as indicações concretas a este respeito. Eles irão juntos, como testemunhas do amor que os chamou, para conquistar, com o poder que lhes foi conferido, os espíritos imundos. Assim, tomemos consciência de que necessitamos viver a experiência de comunidade nos mais variados lugares, - Igreja, família, local de trabalho e variados grupos que pertencemos - para podermos nos assegurar da autoridade que recebemos de Cristo e afastar os males, as situações de conflitos que possam nos ameaçam bem como celebrar e festejar as vitórias e superações

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Enviou a pregar os discípulos de dois em dois porque dois são os preceitos da caridade, a saber: o amor de Deus e do próximo, e não se pode ter caridade entre menos dos dois. Por isso, com efeito, deu-nos a conhecer que quem não tem caridade em relação ao outro não deve, de modo algum, tomar o ofício da pregação. Segue-se: “Ordenou-lhes que não tomassem nada pelo caminho, senão somente um bastão; nem alforje, nem pão, nem dinheiro na cintura; mas que fosse calçados de sandálias, e não levassem duas túnicas.

(CATENA AUREA – Exposição contínua sobre os Evangelhos. Santo Tomás de Aquino. Vol 2: Evangelho de São Marcos. São Gregório Magno – Homiliae in Evangelia, 17. 2019. p. 113).

AÇÃO   Jesus chamou os doze e começou a enviá-los (Mc 6,7)

Viva hoje a Palavra: “Um profeta só desprezado na sua pátria, entre os seus parentes e na sua própria casa.”