Leitura orante da vida
SÁBADO 06/02/2021
4ª SEMANA DO TEMPO COMUM
- Paulo Miki e Comps. Mts., memória.
Hb 13,15-17.20-21 Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R. 1) Mc 6,30-34
EVANGELHO Mc 6,30-34
Naquele tempo: Os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. Ele lhes disse: ‘Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco’. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles. Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.
MEDITAR A PALAVRA
“Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco.”
No Evangelho de hoje, podemos perceber a ternura humana e divina de Jesus. Essa ternura envolve os apóstolos, ao voltarem entusiasmados da primeira missão: o Mestre compreende a sua alegria, mas também sente a necessidade de revigorar o corpo e a alma na intimidade com ele. É por isso que ele propõe uma pausa para descansar longe das pessoas, que constantemente as pressionam. Procuremos momentos em que possamos descansar para nos reabastecermos a forças, a fé e continuemos animados com a missão que recebemos
CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS
Ensina aqui Jesus a ter senso comum e não pretender fazer loucamente certos esforços que excedem absolutamente as nossas forças naturais: “O Senhor faz descansar os Seus discípulos para ensinar aos que governam que aqueles que trabalham por obras ou por palavras não podem trabalha sem interrupção”. “Quem se entrega a trabalhar por Cristo não há de ter um momento livre, porque o descanso não é não fazer nada; é distrair-se em atividades que exigem menos esforço”.
(BÍBLIA SAGRADA, anotada pela faculdade de teologia da universidade de Navarra. SANTOS EVANGELHOS. Tradução portuguesa das instruções e notas de comentário de José A. Marques BRAGA: Edições Theologica, 1969. p. 531).
AÇÃO
Viva hoje a Palavra: “Vinde sozinhos para um lugar deserto, e descansai um pouco.”