Notícia

08 de Fevereiro, 2021

Leitura orante da vida

SEGUNDA 08/02/2021

5ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Gn 1,1-19 Sl 103(104),1-2a.5-6.10 e 12.24 e 35c (R. 31b) Mc 6,53-56

 

EVANGELHO Mc 6,53-56

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.

MEDITAR A PALAVRA

“E todos os que lhe tocavam ficavam curados.”

No Evangelho, podemos ver que Jesus realizou muitas curas, por palavra e também por gestos, tanto nos dias de semana como e principalmente no sábado. Estas curas são pequenos sinais de recriação, de restituição do homem não tanto à sua saúde original, que talvez nunca tenha existido, mas à integridade final a que está destinado no sábio plano criativo de Deus. Dessa forma, deixemo-nos ser tocados pelo Senhor, por meio de sua palavra, da Eucaristia, na vivência da comunidade e através dos acontecimentos cotidianos.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

 A Sagrada Escritura não tem a sua origem na investigação humana, mas na revelação divina, que vem do Pai das luzes, de quem toda a paternidade toma o nome no Céu e na terra. Do Pai, por seu Filho Jesus Cristo, desce sobre nós o Espírito Santo; por meio do Espírito Santo, que reparte os seus dons e os distribui a cada um como Lhe agrada, se nos dá a fé; e pela fé Cristo habita nos nossos corações. Deste conhecimento de Jesus Cristo, como princípio original, depende a reta compreensão de toda a Sagrada Escritura. Por isso, não pode ter acesso ao conhecimento da Escritura quem não tiver antes infundida na alma a fé em Cristo, que é como a luz, a porta e o fundamento de toda a Escritura. 

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Do Brevilóquio de São Boaventura, bispo. Séc XIII. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p. 151).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Agora, na minha vida mortal, vivo acreditando no Filho de Deus que me amou e se entregou por mim” (Gl 2,20b).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa