Notícia

09 de Fevereiro, 2021

Leitura orante da vida

TERÇA 09/02/2021

5ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Gn 1,20-2,4a Sl 8,4-5.6-7.8-9 (R. 2a) Mc 7,1-13

 

EVANGELHO Mc 7,1-13

Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”.[...]

MEDITAR A PALAVRA

Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens.

O Evangelho nos aponta referente ao perigo de reduzirmos a fé unicamente a um conjunto de práticas religiosas exteriores que mostram um brilho da nossa imaginação, mas que não são expressão de um coração que passou por um caminho de conversão e obediente ao Senhor. Tomemos consciência de que a verdadeira religião nos põe na dinâmica de um coração misericordioso e bondoso. Tenhamos um coração capaz de filtrar todos os acontecimentos e situações sobre o olhar da verdade, porém iluminado pelo amor e pela misericórdia, visto que muito das vezes podemos fazer uma leitura equivocada da palavra do Senhor.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Os homens da terra de Genesaré, que pareciam menos doutos, não somente vão até o Senhor, mas também trazem-lhe seus doentes, para que ao menos mereçam tocar a orla de seu vestido. Mas os fariseus e os escribas, que deviam ser os doutores do povo, concorrem não para buscar a cura, mas para lançar aos Senhor disputas de questões: “Reuniram-se em volta de Jesus os fariseus e alguns escribas, vindo de Jerusalém. Tendo visto alguns dos seus discípulos comer o pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, censuraram-nos.

(CATENA AUREA – Exposição contínua sobre os Evangelhos. Santo Tomás de Aquino. Vol 2: Evangelho de São Marcos. São Beda – In Marcum, 2,29. , 2019. p. 131).

AÇÃO  

Viva hoje a Palavra: "O que é o homem que você lembra dele, o ser humano que você cuida dele?" (Sl 8,5).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa