Notícia

10 de Fevereiro, 2021

Leitura orante da vida

QUARTA 10/02/2021

5ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Sta. Escolástica, Vg., memória.

Gn 2,4b-9.15-17 Sl 103(104),1-2a.27-28.29bc-30 (R. 1a) Mc 7,14-23

 

EVANGELHO Mc 7,14-23

Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. 17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”.

MEDITAR A PALAVRA

“O que sai do homem, isso é que mancha o homem.”

É no coração, centro das decisões e afetos, no íntimo da consciência, que amadurecemos o tipo de relação que devemos estabelecer com Deus e com os que nos rodeia. Por isso, se torna indispensável que reconheçamos nossa fragilidade e limitação, que pode nos levar a viver uma vida fora da relação com Deus. Portanto, mergulhemos em nosso interior com o desejo de aprimorar nossa maneira de olhar as coisas, de saber fazer uma análise crítica da maneira como as vemos e que nosso agir seja conforme a vontade de Deus. Não vivamos de aparências, mas cuidando do nosso interior, onde habita Deus.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Assim, pois os alimentos não tornam os homens impuros, mas a malícia, que produz as paixões procedentes do interior; razão pela qual se segue: e acrescentava: “O que sai do homem, é o que contamina o homem”.

(CATENA AUREA – Exposição contínua sobre os Evangelhos. Santo Tomás de Aquino. Vol 2: Evangelho de São Marcos. São Beda. , 2019. p. 135).

AÇÃO  

Viva hoje a Palavra: “Agora, na minha vida mortal, vivo acreditando no Filho de Deus que me amou e se entregou por mim” (Gl 2,20b).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa