13 de Fevereiro, 2021

5ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Gn 3,9-24 Sl 89(90),2.3-4.5-6.12-13 (R. 1) Mc 8,1-10

EVANGELHO Mc 8,1-10

Naqueles dias, havendo uma grande multidão, e não tendo o que comer, Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse-lhes: Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm o que comer. E, se os deixar ir em jejum, para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe. E os seus discípulos responderam-lhe: De onde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto? E perguntou-lhes: Quantos pães tendes? E disseram-lhe: Sete. E ordenou à multidão que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, e tendo dado graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, para que os pusessem diante deles, e puseram-nos diante da multidão. [...].

“Tomando os sete pães, e tendo dado graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, para que os pusessem diante deles.”

O Evangelho de hoje, nos relata sobre a segunda multiplicação dos pães feita por Jesus a favor da multidão faminta se passa no mesmo local do episódio anterior: na Decápolis, território pagão. Essa é a segunda multiplicação, porque já havia uma antes (Mc 6,30-44), que sem dúvida aconteceu do outro lado do lago; portanto, na terra de Israel. O que importa, acima de tudo, é que Jesus cuida - por sua vez - tanto de seu povo quanto dos estrangeiros, preparando um banquete messiânico para Israel e os pagãos. Somos convidados a estarmos abertos e acolhemos o outro na sua diferença, respeitando sua individualidade, mas os ajudando a se sentirem incluídos na comunidade, em nosso meio, no local de trabalho, etc..

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Quando o Senhor parte os pães, dá a entender a revelação dos mistérios; ao dar graças, mostra, quanto se regozija com a salvação do gênero humano; ao dar os pães aos discípulos, para que distribuíssem à turba, indica que atribuiu os dons espirituais da ciência, e que Ele quis que, pelo ministério dos apóstolos, o alimento da vida fosse distribuído para a Sua Igreja.

(CATENA AUREA – Exposição contínua sobre os Evangelhos. Santo Tomás de Aquino. Vol 2: Evangelho de São Marcos. São Beda. 2019. p. 145)

Viva hoje a Palavra:

“O homem não vive só de pão, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus» (Dt 8,3; Mt 4,4).”