Notícia

14 de Fevereiro, 2021

Leitura orante da vida

6º DOMINGO DO TEMPO COMUM 14/02/2021

2Rs 5,9-14 Sl 31(32),1-2.5.11 (R. 7) 1Cor 10,31-11,1 Mc 1,40-45

 

EVANGELHO Mc 1,40-45

E aproximou-se dele um leproso que, rogando-lhe, e pondo-se de joelhos diante dele, lhe dizia: Se queres, bem podes limpar-me. E Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão, e tocou-o, e disse-lhe: Quero, sê curado. E, tendo ele dito isto, logo a lepra desapareceu, e ficou purificado. E, advertindo-o severamente, logo o despediu. E disse-lhe: Olha, não digas nada a ninguém; porém vai, mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para lhes servir de testemunho. Mas, tendo ele saído, começou a apregoar muitas coisas, e a divulgar o que acontecera; de sorte que Jesus já não podia entrar publicamente na cidade, mas conservava-se fora em lugares desertos; e de todas as partes iam ter com ele.

MEDITAR A PALAVRA

“Jesus, movido de grande compaixão, estendeu a mão e o homem ficou curado.”

No Evangelho de hoje, podemos perceber que o poder curador de Deus passa por meio de um simples contato humano. Basta um gesto corajoso de Jesus, pois Ele ultrapassa as normas legais, de prudência em que não era permitido tocar naquele homem, e o mesmo é curado. Dessa forma, nos proponhamos a ultrapassar os limites do preconceito, do pré-juízo, da indiferença e de coração abertos sejamos aqueles e aquelas que estamos ao lado dos que necessitam do nosso acolhimento, daquele toque que transmite força, do olhar que se sensibiliza com o sofrimento do outro, de uma atitude empática que faz do outro se sentir mais humano.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Na verdade, O Senhor não veio para curar somente os corpos, mas também para conduzir à filosofia. E assim como em outra passagem afirma que doravante não está mais proibido comer sem lavar-se as mãos – assentando aquela admirável lei relativa à indiferença dos alimentos -, da mesma forma nesta passagem estabelece que o importante é cuidar da alma e, sem dar atenção às purificações externas, manter a alma bem limpa, não temendo outra lepra que a lepra da alma, ou seja, o pecado. Jesus é o primeiro que toca a um leproso e ninguém o reprova.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. São João Crisóstomo, doutor da Igreja (Séc. V). Sermão sobre o Evangelho de São Mateus 25,1-2. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 386)

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: “Senhor, se quiser, pode limpar-me." (Mc 1,40b)

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa