Notícia

16 de Fevereiro, 2021

Leitura orante da vida

TERÇA 16/02/2021

6ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Gn 6,5-8.7,1-5.10 Sl 28(29),1a e 2.3ac-4.3b e 9b-10 (R. 11b) Mc 8,14-21

 

EVANGELHO Mc 8,14-21

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”. 16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: “E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

MEDITAR A PALAVRA

“Vós tendes o coração endurecido?” 

No Evangelho, podemos perceber o coração endurecido como consequência da abertura a propostas alheias, diferente das que Jesus vai mostrando como realidade do Reino e de sua presença no meio de nós. Estando ocupados com os olhos voltados para outras coisas, não podem compreender a ação de Jesus. Tomemos consciência que coração é o lugar onde os pensamentos são formados, onde as ações são concebidas: bem, pode ser que em algumas ocasiões este coração nada mais faça do que conceber o mal, meditar crimes, inventar maus pensamentos, ter inveja, ciúmes, etc. Dessa forma, aprendamos a conhecer a pessoa de Jesus, nos deixemos educar por sua palavra e nos coloquemos a serviço do Reino e aos irmãos e irmãs.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

Embora São Francisco não tivesse sido instruído em nenhum estudo da ciência, no entanto, aprendendo a sabedoria que do alto provém de Deus e iluminado pelos fulgores da luz eterna, tinha não pouca compreensão sobre as Sagradas Escrituras. Pois a Inteligência purificada de toda a mancha penetrava nas realidades escondidas dos mistérios, e, onde a ciência dos mestres está fora, entrava o afeto de quem ama. De vez em quando, lia nos livros sacros e escrevia indelevelmente no coração o que uma vez lançara dentro espírito.

(FONTES FRANCISCANAS E CLARIANAS (FFC). IICel, nr. 102. Tradução Frei José Carlos Correa Pedroso, Ofm.cap. Petrópolis: Vozes/FFB, 2004. pág. 362)

AÇÃO  

Viva hoje a Palavra: "Ele dá alimento a todos os viventes, porque a sua misericórdia é eterna" (Sl 135,25).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa