Leitura orante da vida
QUARTA-FEIRA DE CINZAS 17/02/2021
Início da Quaresma. Dia de jejum e abstinência.
Jl 2,12-18 Sl 50(51),3-4.5-6a.12-13.14 e 17 (R. cf. 3a) 2Cor 5,20-6,2 Mt 6,1-6.16-18
EVANGELHO Mt 6,1-6.16-18
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. [...] 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. [...] 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.
MEDITAR A PALAVRA
“Teu Pai, que vê em segredo te dará a recompensa.”
Hoje iniciamos uma itinerário de quarenta dias, em que o jejum, a oração e a esmola, abre o caminho quaresmal, nos levando a uma relação verdadeira conosco, com o próximo e com Deus. O Evangelho nos ensina a DIRIGIR toda a nossa atenção não para fora de nós, para sermos vistos pelos outros através das obras que realizamos, mas para nosso interior, para o Pai que vê no profundo do nosso coração. Dessa forma, o segredo da sabedoria proclamada, por Jesus Cristo, não está na recompensa a ser recebida, mas na procura de uma relação cada vez mais sincera com Deus, com os irmãos e com a natureza.
CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS
São cinco os caminhos da penitência: primeiro, a acusação dos pecados; segundo, o perdoar as ofensas do nosso próximo; terceiro, a oração; quarto, a esmola; e quinto, a humildade. Não fiques, portanto, ociosos; antes procura caminhar cada dia pela senda destes caminhos: isso, de fato, resulta fácil, e não te podes escusar alegando tua pobreza, pois ainda que vivas em grande penúria, poderias destituir tua ira e mostrar-te humilde, poderias orar assiduamente e confessar teus pecados;
(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. São João Crisóstomo, doutor da Igreja (Séc. V). Sermão sobre o diabo tentador 2,6. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 206)
AÇÃO
Viva hoje a Palavra: "Vinde, voltemos para o Senhor" (Os 6,1a).