27 de Fevereiro, 2021

1ª SEMANA DA QUARESMA

Dt 26,16-19 Sl 118(119),1-2.4-5.7-8 (R. 1b) Mt 5,43-48

EVANGELHO Mt 5,43-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!”

Amar é a máxima do Evangelho! Percebemos que amar não é fácil, principalmente aquelas pessoas que não simpatizamos, as que não pensam como pensamos, as que não gostam da mesmas coisas que gostamos, ou ainda mais aquelas que não nos aceitam como somos ou nos perseguem. Contudo, Jesus nos ensina duas atitudes que nos tornam filhos de Deus Pai: 1) amar sem restrições; 2) orar pelos que nos perseguem. Aprendamos amar para que nos tornemos livres e mais felizes.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

O mundo moderno aparece simultaneamente poderoso e débil, capaz do melhor e do pior; abre-se na sua frente o caminho da liberdade ou da escravidão, do progresso ou da regressão, da fraternidade ou do ódio. Por outro lado, o homem toma consciência de que depende dele a boa orientação das forças que pôs em movimento, e que podem esmagá-lo ou servi-lo. Por isso se interroga a si mesmo.    Na verdade, os desequilíbrios de que sofre o mundo moderno ligam-se a um desequilíbrio mais profundo que se enraíza no coração do homem.    No íntimo do próprio homem, muitos elementos se combatem. Por um lado, ele experimenta, como criatura, as suas múltiplas limitações; por outro, sente-se ilimitado nos seus desejos e chamado a uma vida superior.

(LITURGIA DAS HORAS. v. II. Da Constituição pastoral Gaudium et spes, do Concílio Vaticano II, sobre a Igreja no mundo contemporâneo, 9-10. Séc. XX. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1995).

AÇÃO

Viva hoje a Palavra: "Sede misericordiosos, como vosso Pai é misericordioso" (Lc 6,36).