Notícia

27 de Fevereiro, 2021

Leitura orante da vida

2º DOMINGO DA QUARESMA 28/02/2021

Gn 22,1-2.9a10-13.15-18 Sl 115(116B),10.15.16-17.18-19 (R. Sl 114,9) Rm 8,31b-34 Mc 9,2-10

 

EVANGELHO Mc 9,2-10

Naquele tempo, 2Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, e os levou sozinhos a um lugar à parte sobre uma alta montanha. E transfigurou-se diante deles. 3Suas roupas ficaram brilhantes e tão brancas como nenhuma lavadeira sobre a terra poderia alvejar. 4Apareceram-lhe Elias e Moisés, e estavam conversando com Jesus.  5Então Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: “Mestre, é bom ficarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 6Pedro não sabia o que dizer, pois estavam todos com muito medo. 7Então desceu uma nuvem e os encobriu com sua sombra. E da nuvem saiu uma voz: “Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!” [...]

MEDITAR A PALAVRA

“Este é o meu Filho amado. Escutai o que ele diz!”

Escutai o que ele diz! No Evangelho Deus convida aos discípulos a escutarem os ensinamentos do seu Filho. Sabemos, que a escuta, é uma temática um tanto complexa e difícil, principalmente dentro do contexto de mundo em que vivemos, mundo do barulho. Muitas das vezes queremos escutar unicamente a voz dos nossos desejos, dos nossos vícios, do nosso egoísmo e de nossas paixões desordenadas. Contudo, tomemos consciência da necessidade de escutar a palavra de Deus e de sua voz nas entrelinhas dos acontecimentos cotidianos, para que possamos redimensionar a realidade na qual estamos inseridos.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

A principal finalidade desta transfiguração era fazer desaparecer do coração dos discípulos o escândalo da cruz, para que a humilhação da paixão, voluntariamente suportada, não perturbasse a fé daqueles a quem tinha sido revelada a excelência da dignidade oculta de Cristo.   Mas, segundo um desígnio não menos previdente, dava-se um fundamento sólido à esperança da Igreja, de modo que todo o Corpo de Cristo pudesse conhecer a transfiguração com que ele também seria enriquecido, e os seus membros pudessem contar com a promessa da participação daquela glória que primeiro resplandecera na Cabeça.

(LITURGIA DAS HORAS. v. III. Dos Sermões de São Leão Magno, papa. Séc. V. Petrópolis: Vozes. São Paulo: Paulinas/Paulus/Ave Maria, 1996. p).

AÇÃO  

Viva hoje a Palavra: "Tanto amou Deus ao mundo que entregou o seu Filho único” (Jo 3,16a)

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa