Notícia

04 de Março, 2021

Leitura orante da vida

QUINTA 04/03/2021

3ª SEMANA DO TEMPO COMUM

Jr 17,5-10 Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. Sl 39(40),5a) Lc 16,19-31

 

EVANGELHO Lc 16,19-31

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 19“Havia um homem rico, que se vestia com roupas finas e elegantes e fazia festas esplêndidas todos os dias. 20Um pobre, chamado Lázaro, cheio de feridas, estava no chão, à porta do rico. 21Ele queria matar a fome com as sobras que caíam da mesa do rico. E, além disso, vinham os cachorros lamber suas feridas. 22Quando o pobre morreu, os anjos levaram-no para junto de Abraão. Morreu também o rico e foi enterrado. [...] 25Mas Abraão respondeu: ‘Filho, lembra-te de que recebeste teus bens durante a vida e Lázaro, por sua vez, os males. Agora, porém, ele encontra aqui consolo e tu és atormentado. [...] 29Mas Abraão respondeu: ‘Eles têm Moisés e os Profetas, que os escutem!’ 30O rico insistiu: ‘Não, Pai Abraão, mas se um dos mortos for até eles, certamente vão se converter’. 31Mas Abraão lhe disse: ‘Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos”’.

MEDITAR A PALAVRA

“Se não escutam a Moisés, nem aos Profetas, eles não acreditarão, mesmo que alguém ressuscite dos mortos.”

O Evangelho de hoje nos leva a buscar com sinceridade o essencial. Surge um tema fundamental: o homem decide no tempo seu destino eterno - a vida ou a morte -, sem que haja outra possibilidade. Quem confia em si mesmo e na felicidade egoísta, obra de suas mãos, penetra nas trevas e fica cego a ponto de não ver o outro que sofre à porta de sua casa. Quem confia em Deus, reconhecendo-se como criatura dependente dele e por ele amada, carrega no coração um germe de eternidade que florescerá na felicidade e na paz eterna.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

“[...] Não podemos permanecer ociosos desfrutando das nossas riquezas e liberdade se nalgum lugar o Lázaro do século XX está à nossa porta. À luz da parábola de Cristo, as riquezas e a liberdade criam responsabilidades especiais. As riquezas e a liberdade criam uma obrigação especial. [...] O rico e Lázaro, os dois são seres humanos, criados os dois à imagem e semelhança de Deus, redimidos os dois por Cristo por grande preço, pelo preço ‘precioso de Cristo’.”

(BÍBLIA SAGRADA, anotada pela faculdade de teologia da universidade de Navarra. SANTOS EVANGELHOS. Tradução portuguesa das instruções e notas de comentário de José A. Marques BRAGA: Edições Theologica, 1969. p. 947.)

AÇÃO  

Viva hoje a Palavra: "Bem-aventurados os convidados para mesa do Senhor" (da liturgia).

Por: Pe. William Vasconcelos



Horários de missa