15 de Março, 2021

4º DOMINGO DA QUARESMA14/03/2021

2Cr 36,14-16.19-23; Sl 136(137),1-2.3.4-5.6; Ef 2,4-10; Jo 3,14-21

EVANGELHO Jo 3,14-21

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 14“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. 16Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê, não é condenado, mas, quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. 19Ora, o julgamento é este: a luz veio ao mundo, mas os homens preferiram as trevas à luz, porque suas ações eram más. 20Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima da luz, para que suas ações não sejam denunciadas. 21Mas, quem age conforme a verdade, aproxima-se da luz, para que se manifeste que suas ações são realizadas em Deus.

Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele

O Evangelho de hoje, nos convida antes de tudo a refletir sobre a vida humana como caminho de volta à casa do Pai, caminho não individual, mas como povo, como humanidade: não podemos ficar indiferentes ao destino de nossos irmãos. A Igreja - cada cristão - sente que deve viver cada vez mais em Cristo para dar vida àqueles que jazem "nas trevas e na sombra da morte". Jesus não veio para condenar, mas para dar vida, dar esperança. Assim, nos aproximemos de Cristo e seus ensinamentos para que sejamos transmissores de vida àqueles que fazem parte de nossa vida.

CONTEMPLAR A PALAVRA DE DEUS

O Pai enviou ao Filho para que, em seu nome, exortasse e assumisse o ofício de embaixador frente ao gênero humano. Mas, no entanto, uma vez morto, ele se ausentou, nós lhe sucedemos nesta missão, e vos exortamos em seu nome e em nome do Pai. Pois o Pai admira tanto o gênero humano que lhe deu o seu Filho, mesmo sabendo que haveriam de mata-lo, e a nós nomeou-nos apóstolos para o vosso bem. Portanto, não creiais que somos nós quem vos rogamos: é o próprio Cristo o que vos roga, o mesmo Pai vos suplica através de nós.

(LECIONÁRIO PATRÍSTICO DOMINICAL. São João Crisóstomo, doutor da Igreja (Séc. V). Sermão sobre a 2ª Carta aos Coríntios 11,3-4. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 215)

Viva hoje a Palavra:  "O Filho de Deus me amou e se entregou por mim." (Gl 2, 20)