24 de Maio, 2021

"A Igreja é para todos", afirma o Papa Francisco na Solenidade de Pentecostes

"A descida do Espírito Santo (...) se manifesta como um "sopro"". Em sua alocução, o Papa Francisco falou sobre o Espírito Santo neste domingo, 23.

Reunidos na Praça São Pedro para a oração do Regina Coeli na Solenidade de Pentecostes deste domingo, 23, o Papa Francisco disse que a Igreja é para todos e que o Espírito de Deus é harmonia, não divisão.

Em sua alocução, o Papa propôs o trecho extraído do Evangelho de João, que narra a descida do Espírito Santo sobre Maria e os discípulos reunidos no Cenáculo, que se manifesta como um “sopro”.

Segundo Francisco, essa experiência revela que o Espírito Santo é como um vento forte e nos dá força e liberdade. Não pode ser controlado, detido e nem medido, nem mesmo podemos prever a sua direção. Não se deixa enquadrar nas nossas exigências humanas, nos nossos esquemas, nem preconceitos. “O Espírito procede de Deus Pai e do seu Filho Jesus Cristo e irrompe sobre a Igreja – sobre cada um de nós – dando vida às nossas mentes e aos nossos corações”, disse.

O Espírito é para todos

O Papa explicou que, no dia de Pentecostes, os discípulos ainda estavam desorientados e amedrontados, e o mesmo acontece conosco que, de acordo com o Pontífice, preferimos permanecer na nossa zona de conforto. “Mas, o Senhor sabe como nos alcançar e abrir as portas do nosso coração”, sublinhou.

O Santo Padre ainda disse que ao enviar o Espírito Santo, todas as nossas defesas, hesitações e falsas seguranças são abatidas e nos tornamos novas criaturas, ultrapassando os confins culturais e religiosos. "O Espírito é universal, não nos tira as diferenças culturais, as diferenças de pensamento, não: é para todos, mas cada um entende na própria cultura, na própria língua", pontuou.

Prosseguindo sua alocução, o Pontífice disse que o Espírito Santo coloca em comunicação pessoas diferentes, realizando a unidade e a universalidade da Igreja. “E hoje nos diz tanto esta verdade, esta realidade do Espírito Santo onde na Igreja existem grupinhos que buscam sempre a divisão, separar-se dos outros. Este não é o Espírito de Deus: o Espírito de Deus é a harmonia, é unidade, une as diferenças”.

Francisco citou como exemplo o cardeal italiano Giovanni Canestro, que foi arcebispo de Gênova, falecido aos 96 anos em 2015. “O cardeal Canestro dizia que a Igreja é como um rio, o importante é estar dentro: ‘Que você esteja um pouco deste lado, um pouco do outro, não interessa. O importante é estar dentro na unidade do Espírito e não olhar para as pequenezas... isto não é de Deus. A Igreja é para todos, para todos, como mostrou o Espírito Santo no dia de Pentecostes’".

Por intercessão de Nossa Senhora, o Papa Francisco concluiu pedindo que o Espírito Santo desça em abundância e preencha o coração dos fiéis e acenda em todos o fogo do seu amor.

Fonte: Amex, com Vatican News