25 de Julho, 2017

ACN promove Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos

Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) convida fiéis de todo o país a se unirem em oração pelos cristãos perseguidos por sua fé

“Eu convido a todos, juntos com a Ajuda à Igreja que Sofre, a fazer em cada lugar do mundo uma obra concreta de misericórdia”. Fiéis de todo o país são convidados a dizer ‘sim’ a este convite do Papa Francisco e da Igreja Católica e se unirem ao Dia Internacional de Oração pelos Cristãos Perseguidos no próximo dia 06 de agosto. A ação é promovida pela Fundação Pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre (ACN) e conta com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Serão muitas as iniciativas das comunidades pelo país para esse dia. Em São Paulo, o cardeal arcebispo Odilo Pedro Scherer celebrará a Santa Missa, às 9h, na Catedral da Sé, com a presença de religiosos da Igreja Oriental. No Rio de Janeiro, haverá Missa na intenção dos cristãos perseguidos, às 12h, na Paróquia São José da Lagoa e, às 16h, o cardeal arcebispo Orani João Tempesta realizará uma celebração no Cristo Redentor.

O presidente da ACN Brasil, frei Hans Stapel, escreveu uma carta aos párocos do Brasil pedindo comunhão à causa. Às paróquias, é sugerida colocar a intenção na Oração dos Fiéis; aos grupos, pastorais e famílias a sugestão é rezar o Terço, um momento de Adoração ou mesmo a oração pessoal, nas intenções de toda pessoa que sofre por viver sua fé.

Atualidade

A ACN Brasil recorda que ainda hoje, em muitos lugares pelo mundo, cristãos são perseguidos, torturados e mortos de forma tão violenta como nos primeiros séculos do Cristianismo. Esses cristãos têm resistido de forma heroica aos desafios que acompanham a sua fé em Jesus Cristo.

Segundo estatísticas do Center for Study of Global Christianity, em 2016, 1 cristão foi morto a cada seis minutos, simplesmente por professar a sua fé. O Oriente Médio e o norte da África continuam como a região onde a perseguição é mais cruel.

Intenção de Oração do Papa em março

Na Intenção de Oração para o mês de março deste ano, o Papa Francisco lembrou a realidade dos cristãos perseguidos por sua fé e questionou: “Quem de vocês reza pelos cristãos que estão sendo perseguidos? Quantos rezam? Cada um responda em seu coração”.

Na ocasião, o Pontífice convidou os fiéis a rezarem pelas vítimas de perseguições, para que experimentem o apoio das Igrejas e comunidades, por meio de orações e ajuda material.

Fonte: Amex, com ACN