26 de Abril, 2017

Bispos do Brasil se reúnem para 55ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida

"Iniciação à vida cristã" é o tema central das reflexões do episcopado brasileiro este ano

Teve início nesta quarta-feira, 26, a 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que reúne 370 bispos ativos e eméritos, dos dezoito regionais da CNBB, até o dia 05 de maio, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida do Santuário Nacional de Aparecida (SP).

Com o tema central “Iniciação à vida cristã”, este ano o episcopado brasileiro discute e avalia o texto produzido por uma comissão designada. A proposta é que, após análise e aprovação, o texto seja publicado como um novo documento da CNBB.

Além do tema central, os bispos também aprofundarão temas da atualidade da conjuntura política brasileira e a conjuntura eclesial após os 10 anos da Conferência de Aparecida. Nos dias 29 e 30 de abril, haverá o retiro dos bispos.

Sobre a temática, o arcebispo de Curitiba e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo, que também presidiu a Comissão do tema central, explica que a iniciação à vida cristã é a mais urgente das demandas evangelizadoras da Igreja, mas defende que este não é um tema novo. De acordo dom Peruzzo, já foi apresentado e reapresentado desde o Concílio Vaticano II. “É um caminho que já tem história, mas que requer uma mudança de mentalidade e, para isso, é preciso uma geração ou mais”, disse.

Fonte: Amex, com CNBB