Celebrações encerram festejos do 1º aniversário do Santuário de Santa Cruz dos Milagres
Centenas de fiéis e romeiros participaram dos últimos dias da programação alusiva ao 1º aniversário do Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres, neste último fim de semana, dias 7 e 8 de janeiro.
A programação do sábado (7) teve início, às 6h, com o Ofício de Nossa Senhora, seguido da Santa Missa, às 7h, 9h e 11h. Após as celebrações matutinas, às 17h, foi realizado o Terço vivo, encenado nas ruas do município, que emocionou o público presente e foi concluído com Missa no Santuário.
O domingo (8) foi marcado pelos momentos mais esperados da programação. Acompanhados pela chuva, fiéis e romeiros participaram da Renovação das Promessas do Batismo, às 5h, no Olho d’Água, de onde seguiram em procissão até o Santuário. A Inauguração do Cruzeiro foi realizada, às 7h, pelo vice-reitor do Santuário, padre Valdiano Araújo. Na ocasião, os fiéis e romeiros formaram um círculo ao redor do monumento, em um gesto de devoção a Santa Cruz.
Em seguida, o público participou da Missa Solene de Aniversário, também presidida pelo vice-reitor. Em sua homilia, padre Valdiano destacou a importância da Cruz, a qual originou a história da Santa Cruz. No Ofertório, foram apresentados símbolos da construção do Cruzeiro e do Santuário, como ferramentas e banners trazidos pela comunidade e romeiros.
Às 9h, o reitor do Santuário, padre Raniery Alencar, presidiu outra celebração. Em sua homilia, padre Raniery refletiu sobre os Reis Magos e o significado dos presentes levados ao Menino Jesus. Ao final da missa, padre Raniery apresentou aos presentes o novo prefeito de Santa Cruz dos Milagres, Wilney Rodrigues de Moura, que parabenizou o Santuário, e convidou todos a darem as mãos e envolver o Santuário em um grande abraço.
“Vivenciamos dias de muita fé e devoção à Santa Cruz. Só temos a agradecer aos romeiros pela importante colaboração com o Santuário e com a construção do Cruzeiro, que, para nós, é sinal do amor de Deus. Com júbilo, agradecemos a todos que estiveram presentes em nossas festividades”, declarou padre Raniery.
Além destas celebrações, os fiéis e romeiros participaram, ainda, de missas às 11h e 15h, encerrando a programação alusiva ao 1º aniversário do Santuário.