15 de Setembro, 2017

Com Celebração da Cruz e Procissão Solene, fiéis encerram Festejo da Exaltação da Santa Cruz

Uma multidão participou das celebrações nos últimos 10 dias, no Santuário de Santa Cruz dos Milagres

Com a tradicional Celebração da Cruz e Procissão Solene, devotos e romeiros encerraram na tarde desta quinta-feira, 14, o Festejo da Exaltação da Santa Cruz, grande expressão de fé do povo piauiense. Uma multidão de fiéis participou com alegria das celebrações em louvor à Santa Cruz nos últimos 10 dias, no Santuário de Santa Cruz dos Milagres.

A Celebração da Cruz, na Igreja Matriz, envolveu todos em um momento de oração e penitência. De joelhos, os fiéis rezaram pelas intenções particulares e pelas caravanas presentes na festividade. Na ocasião, houve a Oração da Cruz, Ladainha e Proclamação do Evangelho. O momento foi conduzido pelo vice-reitor do Santuário, padre Valdiano Araújo, pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Agricolândia, padre Antônio Nivaldo Nascimento, e pelo administrador paroquial da Paróquia São Félix de Cantalice, padre Pedro Alcântara.

Em seguida, os fiéis iniciaram a Procissão Solene com a Cruz, percorrendo as principais ruas da cidade em clima de penitência, louvor e oração. Louvando a Deus, rezando o terço, pedindo uma bênção especial ou agradecendo as graças alcançadas, os fiéis transformaram a caminhada em um espetáculo de fé e devoção. “Sinto uma alegria imensa por estar aqui. As bênçãos são muitas”, declarou a romeira Rozelia Maria Rodrigues, de Teresina, que há 28 anos participa dos festejos em louvor à Santa Cruz.

A procissão contou ainda com sete paradas para um momento de profunda reflexão sobre as dores da Mãe de Jesus. O arcebispo metropolitano de Teresina, dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, e sacerdotes arquidiocesanos participaram da procissão em comunhão com o povo.

Concluindo a Procissão Solene, os fiéis conduziram a Cruz até o altar do Santuário. Dom Jacinto proferiu algumas palavras de despedida e realizou a bênção final, encerrando o festejo. O reitor do Santuário, padre Raniery Alencar, aspergiu água benta sobre os fiéis e padre Valdiano realizou a tradicional bênção dos veículos dos romeiros.

“Venho há 25 anos visitar a Santa Cruz e já alcancei muitas graças. Não importa a distância. No ano que vem, se Deus quiser, estarei aqui denovo”, afirmou Rosa Maria Ferreira, do Estado do Maranhão, representando tantos romeiros que levam no coração a saudade e a expectativa de um próximo encontro para bendizer e louvar a Santa Cruz.

Por: Daniele Castro/AMEX

14/09 (10º dia) - Celebração da Cruz e Procissão Solene - Festejo da Exaltação da Santa Cruz 2017