Notícia

10 de Maio, 2021

“Doar-se aos outros, isto é amor”, diz Papa Francisco

"Amor puro, incondicional, amor gratuito". O Papa Francisco refletiu no Regina Coeli deste domingo, 9, Dia das Mães, o significado de amar como Cristo.

No Regina Coeli deste domingo, 9, o Papa Francisco reafirmou o significado de amar como Cristo. “Amar como Cristo significa dizer não a outros ‘amores’ que o mundo nos propõe: amor pelo dinheiro - quem ama o dinheiro não ama como ama Jesus - amor pelo sucesso, pela vaidade, pelo poder”, disse Francisco da janela do Palácio Apostólico do Vaticano, antes de recitar a oração mariana no domingo de Dia das Mães com os fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro.

De acordo com o Pontífice, estes caminhos enganosos de “amor” nos afastam do amor do Senhor e nos levam a nos tornarmos cada vez mais egoístas, narcisistas e prepotentes. “E a prepotência leva a uma degeneração do amor, a abusar dos outros, a fazer a pessoa amada sofrer. Penso no amor doentio que se transforma em violência - e em quantas mulheres são vítimas disso hoje em dia das violências. Isto não é amor”.

O Papa destacou que amar como o Senhor nos ama significa apreciar a pessoa que está ao nosso lado e respeitar a sua liberdade, amá-la como ela é, não como queremos que fosse; como é, gratuitamente.

O Santo Padre disse que amor é doar-se aos outros e não habitar no culto de nós mesmos. “Em última análise, Jesus nos pede para permanecermos no seu amor, para habitar em seu amor, não em nossas ideias, não no culto de nós mesmos; quem habita no culto de si mesmo, habita no espelho… Sempre a olhar-se. Pede-nos para sair da pretensão de controlar e administrar os outros. Não controlar, mas servir. Abrir o coração aos outros, isto é amor, doar-se aos outros”.

No Evangelho deste domingo, 9, Francisco recordou a passagem da liturgia. “Jesus, depois de se comparar com a videira e nós com os ramos, explica que o fruto que produzem aqueles que permanecem unidos é o amor. Ele retoma o verbo-chave: permanecer. Ele nos convida a permanecer em seu amor para que sua alegria esteja em nós e nossa alegria seja plena. Permanecer no amor de Jesus.”

O Papa continuou a sua reflexão sobre o amor. “Qual é esse amor no qual Jesus nos diz para ficarmos para ter a sua alegria? Qual é este amor? É o amor que tem sua origem no Pai, porque "Deus é amor". E este amor de Deus, do Pai, como um rio escorre no Filho Jesus e através d’Ele chega até nós, suas criaturas. O amor que Jesus nos dá é o mesmo amor com o qual o Pai O ama: amor puro, incondicional, amor gratuito.”

 

“Não se pode comprar, é gratuito. Doando-o a nós, Jesus nos trata como amigos, - com este amor - fazendo-nos conhecer o Pai e nos envolve em sua própria missão para a vida do mundo”, disse o Pontífice.

“Para onde conduz este permanecer no amor do Senhor? Para onde nos conduz?”, questionou o Santo Padre, respondendo: “Jesus nos disse: ‘Para que minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena’. E a alegria que o Senhor possui, porque é em total comunhão com o Pai, quer que ela esteja em nós, pois estamos unidos a Ele”, frisou.

Para o Papa, a alegria de saber que somos amados por Deus, apesar das nossas infidelidades, nos faz enfrentar as provações da vida com fé, nos faz atravessar as crises para sairmos melhores. É viver esta alegria que consiste em sermos verdadeiras testemunhas, porque a alegria é o sinal distintivo do verdadeiro cristão. “O verdadeiro cristão não é triste, sempre tem a alegria dentro, também nos momentos difíceis”, disse.

Ao finalizar, Francisco pediu à Virgem Maria que “nos ajude a permanecer no amor de Jesus e a crescer no amor para com todos, testemunhando a alegria do Senhor Ressuscitado”.


Fonte: Amex, com Vatican News


Horários de missa