Fim de semana de grandes romarias e celebrações no Santuário de Santa Cruz dos Milagres
Milhares de fiéis passaram pelo Santuário de Santa Cruz dos Milagres no fim de semana de 25 e 26 de novembro. O destaque de sábado foi a presença de mais de 50 motociclistas, vindos do município piauiense de Altos, na Santa Missa, às 19h, na Igreja Matriz. Foi a décima terceira peregrinação do grupo à cidade de Santa Cruz dos Milagres com o propósito de agradecer e pedir as bênçãos de Deus.
No domingo, outras grandes romarias se reuniram no Santuário para celebrar a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, o Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas e a abertura do Ano Nacional do Laicato, instituído pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A programação do dia contou com Celebrações Eucarísticas às 9h e 19h, que lotaram o Santuário e a Igreja Matriz.
Santa Missa na Igreja Matriz
A Santa Missa à noite foi presidida pelo vice-reitor do Santuário, Pe. Valdiano Araújo. A acolhida dos fiéis aconteceu à porta da Igreja, onde receberam uma vela e um saquinho com sal, recordando o lema do ano dedicado aos leigos: “Sal da Terra e Luz do Mundo”. A Procissão de Entrada contou com a participação de cristãos leigos que conduziram símbolos de sua missão na Igreja.
Na homilia, padre Valdiano recordou as três motivações da Celebração e destacou o papel do leigo na Igreja e na sociedade. Após a reflexão, houve a Renovação das Promessas do Batismo, quando as velas foram acesas e uma jovem da comunidade conduziu o Círio Pascal até o altar. No Ofertório, pastorais e leigos foram homenageados com a entrada de um cartaz com nomes de pastorais e movimentos da Igreja, além de fotos de leigos que atuaram efetivamente na Igreja e na sociedade.
Ao final da Celebração, foi realizado o envio da imagem da Sagrada Família às comunidades do município e a bênção do sal e das velas. “Pela primeira vez, a Solenidade de Cristo Rei e o Dia do Leigo foram festejados assim, com tanta dinâmica e animação”, declarou a agente de Pastoral Litúrgica, Francisca Moura.