01 de Abril, 2020

Francisco: na provação, não estamos sozinhos, confiemo-nos a Cristo

Em Audiência Geral, o Papa Francisco convidou a todos os fiéis a confiarem em Cristo e na intercessão de São João Paulo II, nas vésperas do 15º aniversário de sua morte.

O Papa Francisco iniciou a Audiência Geral de hoje (01) com discurso referindo-se à atual situação da pandemia em todo o mundo.  Na ocasião, o Pontífice reforçou a importância da amizade com Jesus e o apoio e consolo encontrados em Sua Cruz, em meio às tribulações. Além disso, o Santo Padre convidou a todos os fiéis a confiarem na intercessão de São João Paulo II, nas vésperas do 15º aniversário de sua morte.

De acordo com Francisco, Jesus é o amigo fiel que enche a vida de felicidade, mesmo em tempos difíceis, que acompanha e nunca decepciona. “Nele e com ele não estamos sozinhos e na sua Cruz, os nossos corações encontram apoio e conforto no meio das tribulações da vida”, mencionou. Durante a sua Catequese, o Papa Francisco saudou os fiéis em várias línguas, conectados através dos meios de comunicação com a Biblioteca Apostólica Vaticana.

Saudação em língua portuguesa

Eis a íntegra da saudação em língua portuguesa.

“Amados ouvintes de língua portuguesa, a todos saúdo e convido a viver com a Igreja inteira, em pensamento e de coração, a próxima Semana Santa, que coloca diante dos nossos olhos a Cruz onde Jesus assumiu e suportou toda a tragédia da humanidade. Não podemos esquecer as tragédias dos nossos dias, porque a Paixão do Senhor continua no sofrimento dos homens. Que os vossos corações encontrem, na Cruz de Cristo, apoio e conforto no meio das tribulações da vida; abraçando a Cruz como Ele, com humildade, confiança e abandono filial à vontade de Deus, tereis parte na glória da Ressurreição.”

O homem, com medo, confia-se à Misericórdia Divina

Aos poloneses, o Papa recorda que o homem de hoje vê “os sinais da morte” presentes na civilização e “vive cada vez mais com medo, ameaçado no núcleo de sua existência”. Ele destacou a importância de que, nestes dias difíceis, os pensamentos de todos corram para Cristo, sabendo que não estão sozinhos. “Ele os acompanha e nunca decepciona. Confiem na Sua Misericórdia Divina e na intercessão de São João Paulo II nas vésperas do 15º aniversário de sua morte, que recordaremos nesta quinta-feira, 2 de abril”, pontuou.

Nos eventos da vida, descubra a Providência do Senhor

Aos alemães, o Papa Francisco recordou que, ao contemplar “a face do Senhor crucificado e morto por nós”, neste período de provação, podemos reconhecer “em sua cruz a fonte da verdadeira esperança e alegria, através da qual Ele venceu todo o mal”.

Aos ouvintes de língua espanhola, sua língua nativa, o Papa pediu para descobrir a Providência do Senhor “nos acontecimentos da vida cotidiana”. E nos convida a lembrar, nesses momentos de provação e escuridão, “todos os nossos irmãos e irmãs que sofrem, e aqueles que os ajudam e acompanham com amor e generosidade”.

Obrigado, jovens milaneses, não percam a esperança em Jesus

Por fim, entre os fiéis de língua italiana, Francisco saudou em particular “os grupos que tinham feito reservas para estarem presentes hoje” na Audiência Geral, dentre eles “os jovens da profissão de fé da Diocese de Milão”. “Queridos jovens, mesmo que sua peregrinação a Roma seja apenas virtual, quase sinto a sua presença alegre e barulhenta, concretizada também nas muitas mensagens que vocês me enviaram”.

O Papa agradeceu e encorajou os jovens milaneses a viverem sempre a fé com entusiasmo e a não perder a esperança em Jesus, amigo fiel que enche a nossa vida de felicidade, mesmo nos momentos difíceis. “Que esses últimos dias da Quaresma possam favorecer “uma preparação adequada da celebração da Páscoa, levando cada pessoa a uma proximidade maior a Cristo”, finalizou.