21 de Novembro, 2017

Igreja no Brasil se prepara para abertura do Ano Nacional do Laicato

Ano dedicado aos leigos começa no próximo dia 26 de novembro

A Igreja no Brasil se prepara para celebrar a abertura do Ano do Laicato no próximo dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei. Com o tema “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” e lema “Sal da Terra e luz do mundo”, a iniciativa deseja fazer crescer a consciência da identidade e da missão dos leigos na Igreja.

“O Ano do Laicato nos empolga e fomenta em nós uma feliz e agradável expectativa, para juntos escutarmos o que diz o Espírito Santo aos nossos corações e assumirmos a ação transformadora na Igreja e no mundo. A obra é de Deus e de todos nós”, afirma o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Severino Clasen.

Para o bom êxito do Ano Nacional do Laicato, que seguirá até o dia 25 de novembro de 2018, o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, Augusto dos Santos Azevedo, aponta que é preciso abertura do coração e participação de todos. “É participando que iremos adquirir conhecimentos, experiências, e entenderemos melhor a nossa identidade como cristão leigo e leiga, a nossa vocação, espiritualidade e missão”, garante.

Subsídios

A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB preparou materiais de apoio e subsídios com orientações metodológicas para as comunidades.

De acordo com a secretária da Comissão, Pietra da Silva, o contato com o material é um momento de aprendizado. “Vamos aprendendo sobre qual é nosso papel dentro da Igreja, dentro do mundo em que vivemos e também vamos passando isso para as pessoas que estão à nossa volta e às pessoas com as quais convivemos”, afirma.

Fonte: Amex, com CNBB