31 de Agosto, 2017

Igreja se prepara para Tempo da Criação

De 01 de setembro a 04 de outubro, cristãos de todo o mundo se reunirão para rezar e cuidar da criação

A Igreja Católica celebra, em 1º de setembro, o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. A data foi instituída pelo Papa Francisco, em 2015, e tem um sentido ecumênico, já que é comemorada também pela Igreja Ortodoxa. Neste ano, o dia de oração foi estendido para o “Tempo da Criação”, com início no dia 01 de setembro e término em 04 de outubro, quando a Igreja celebra São Francisco de Assis.

Neste período, cristãos de todo o mundo se reunirão para rezar e cuidar da criação. De acordo com o Movimento Católico Global pelo clima, líderes cristãos e ambientais estarão à frente de um serviço de oração, reflexão e música para celebrar o Dia da Criação e o início do Tempo da Criação.

Com o apoio da ACT Alliance, da Rede Mundial de Oração do Papa, do Conselho Mundial de Igrejas e da Rede Ambiental de Comunhão Anglicana, serão promovidas ações em todo o mundo, especialmente em frente a locais de destruição ecológica, como minas de carvão e poços de fracking.

No Brasil, serão realizadas atividades e eventos ecumênicos em âmbito local, conforme incentivado pelos organizadores. Municípios, dioceses, paróquias, pastorais e escolas de todo o país irão participar da iniciativa.

O Santo Padre pretende que a celebração do Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação ofereça aos fiéis e às comunidades a oportunidade de “renovarem a adesão pessoal à vocação de protetores da criação, elevando a Deus o agradecimento pela obra maravilhosa que Ele confiou ao nosso cuidado”.

Fonte: Amex, com CNBB