Notícia

14 de Setembro, 2017

Milhares de fiéis celebram Festa da Exaltação da Santa Cruz no Santuário de Santa Cruz dos Milagres

Programação contou com Missa Solene e será encerrada, logo mais, com a Celebração da Cruz e Solene Procissão

Chegou o grande dia! A alegria transpassa o coração dos milhares de fiéis que celebram nesta quinta-feira, 14, a Festa da Exaltação da Santa Cruz no Santuário de Santa Cruz dos Milagres, terceiro maior destino de romaria da região Nordeste. As atividades começaram às 6 horas, com a celebração da Santa Missa.

Às 9 horas, o arcebispo metropolitano de Teresina (PI), dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, presidiu a grande Missa Solene em louvor à Santa Cruz. Além dos reitores do Santuário, padre Raniery Alencar e padre Valdiano Araújo, os padres Ronald Carvalho, de Monsenhor Gil (PI), Delcimar dos Santos, de Barro Duro (PI), Antônio Carlos, de Valença do Piauí (PI), Pedro Alcântara, de São Félix (PI), padre Almir Camelo, de Prata do Piauí (PI) e o diácono Manoel, de Parambu (CE), foram os concelebrantes.

“As palavras do salmista bem se aplicaram para este momento que estamos vivendo”, assim dom Jacinto iniciou a homilia, fazendo referência ao Salmo 121: “Que alegria quando me vieram dizer: Vamos subir à casa do Senhor”. “Tenho a certeza de que cada um que está aqui, teve esse sentimento de alegria no coração. Como tem sido participativa esta festa que encerramos hoje, com pessoas vindas de vários lugares, passaram as nove noites de Novena, trazendo a certeza de que aqui nos sentimos em casa. Aqui é a Casa do Senhor, aqui é o Santuário de portas abertas. Estamos alegres porque estamos aqui”, completou.

Na ocasião, o bispo refletiu ainda sobre o verdadeiro significado da Cruz de Cristo, mistério de amor e símbolo de vitória. “Estamos confirmando, com a nossa presença, aquilo que o Nosso Senhor Jesus disse. Quando Ele fosse exaltado na Cruz, Ele atrairia todos assim. Somos todos atraídos pelo coração amoroso e misericordioso do Senhor Jesus. Por isso, estamos aqui. Jesus não foi rebaixado na Cruz, mas ele foi exaltado como um Rei que é elevado ao trono”, disse.

Antes da bênção final, padre Raniery convidou os presentes a participar da Campanha Romeiros da Santa Cruz, meio pelo qual devotos e romeiros têm a oportunidade de contribuir com as obras de evangelização e acolhimento do único Santuário reconhecido pelo Vaticano no Piauí. Na oportunidade, o reitor compartilhou a notícia de que, com a ajuda dos romeiros, as obras do complexo de banheiros foram retomadas e já se encontram em fase final.

Ainda hoje, logo mais às 15 horas, os fiéis irão se reunir para a tradicional Celebração da Cruz e, em seguida, participam da Solene Procissão pelas principais ruas do município piauiense de Santa Cruz dos Milagres, encerrando o Festejo da Exaltação da Santa Cruz.

Por: Daniele Castro/AMEX

14/09 (10º dia) - Missa Solene - Festejo da Exaltação da Santa Cruz 2017


Horários de missa