13 de Novembro, 2017

Milhares de romeiros participam da Romaria do Encontro dos Santos

Revestidos de fé, em oração e penitência, os romeiros seguiram em procissão pelas ruas de Santa Cruz dos Milagres, com as Imagens de seus Padroeiros, neste domingo (12)

A tradicional Festa do Encontro dos Santos reuniu milhares de romeiros no Município de Santa Cruz dos Milagres (PI) neste domingo (12). A celebração teve início logo após a Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento, última atividade da programação do sábado (11), dia da abertura do festejo.

Revestidos de fé, em oração e penitência, os romeiros ficaram concentrados no Posto de Gasolina, localizado na entrada de Santa Cruz dos Milagres, e seguiram em procissão conduzindo cerca de 90 Imagens de Santos Padroeiros do Piauí, Maranhão e Ceará, pelas ruas da Cidade, tendo à frente a Divina Santa Cruz.

Durante o percurso os romeiros entoaram cânticos de louvor, liderados pelo Pe. Raniery Alencar Moura, Reitor do Santuário, Pe. Valdiano José de Araújo, Vice Reitor, e demais padres da Arquidiocese de Teresina, com a participação das Irmãs Vicentinas do Santuário. A romeira Sandra Silva Souza, de Regeneração (PI), percorreu 135km a pé para chegar em Santa Cruz trazendo a imagem de sua Padroeira, Mãe Rainha. "Essa foi a primeira vez que vim a pé. Foram três dias de romaria. Não sei explicar o misto de emoção que sinto em chegar ao Santuário. Estou muito feliz!”, revelou.

Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, Arcebispo de Teresina, falou sobre a importância da romaria do Encontro dos Santos. “Nesta última grande romaria do ano, tivemos a experiência de mais uma vez caminhar com as imagens de nossos Santos Padroeiros, de nossas comunidades e paróquias. É a experiência que fazemos como cristãos! Nós caminhamos nas estradas da vida, acompanhados de testemunhas da fé. Todos os Santos e Santas de Deus são estes nossos irmãos na fé. Formamos uma grande família de Deus que anda pela Água no Espírito Santo através do Batismo e que vai crescendo e fortalecendo, testemunhando esta fé em Jesus Cristo”.

Juscelina Moura Rodrigues, de Teresina (PI), que representou a Paróquia de São Cristóvão, levou o Padroeiro para a romaria e contou que é a segunda vez que participa. "Foi a fé que me fez voltar. Pela primeira vez, fiz todo o percurso da procissão conduzindo no ombro a imagem do Santo. Vale a pena o sacrifício!”

A procissão seguiu até o Novo Santuário, onde todos participaram da Santa Missa, presidida por Dom Jacinto, e concelebrada pelos padres Raniery, Valdiano e demais padres da Arquidiocese de Teresina. Uma multidão de romeiros preencheu todos os espaços do Santuário duranta a Missa. Em sua homilia, Dom Jacinto destacou a santidade. “Ninguém nasce santo, nós nos tornamos Santos! Queremos repetir, como Nossa Senhora, que o Senhor faça segundo a Sua Palavra. Santos são pessoas vivas, homens e mulheres, irmãos nossos da fé. Servis de Deus que nos ajudam com o testemunho de suas vidas a caminharmos no seguimento a Jesus. A santidade nasce na graça do Batismo e pode ser vivida em qualquer estado de vida. Todos nós somos chamados a seguir a Jesus e sermos Santos! Esta festa, que hoje nos alegra pela quantidade de irmãos trazendo seus padroeiros, nos faz sairmos daqui fortalecidos e renovados!”

No final da Missa Pe. Raniery agradeceu a presença de todos, em especial a quem faz parte da Campanha Romeiros da Santa Cruz e contribui com a manutenção do único Santuário reconhecido pelo Vaticano no Piauí. A programação do grande dia de romaria contou ainda com outras Missas.

Por: Anna Carolina Lima/Amex

Encontro dos Santos - 12/11/2017