02 de Outubro, 2019

Na Catequese, Papa reforça que o Espírito Santo é o protagonista da evangelização

Francisco afirmou que a perseguição no início da história da Igreja impulsionou a evangelização ao invés de reprimi-la

O Papa prosseguiu o ciclo de catequeses sobre o Livro dos Atos dos Apóstolos, na Audiência Geral desta quarta-feira (02), que teve como tema “Anunciou Jesus ao eunuco. Filipe e a ‘corrida’ do Evangelho em novos caminhos”. Segundo Francisco, depois do martírio de Estêvão, a “corrida” da Palavra de Deus parece cessar, pois ‘desencadeou-se uma grande perseguição contra a Igreja de Jerusalém’. Os Apóstolos permanecem em Jerusalém e muitos cristãos vão para outros lugares da Judeia e da Samaria.

A perseguição alimenta o fogo da evangelização

O Santo Padre explicou que, no Livro dos Atos dos Apóstolos, a perseguição aparece como um estado permanente da vida dos discípulos, de acordo com o que disse Jesus: “Se perseguiram a mim, vão perseguir vocês também”. “Mas a perseguição, ao invés de apagar o fogo da evangelização o alimenta ainda mais. O diácono Filipe começa a evangelizar as cidades da Samaria e vários são os sinais de libertação e cura que acompanham o anúncio da Palavra. Nesse ponto, o Espírito Santo marca uma nova etapa da viagem do Evangelho: impele Filipe a ir ao encontro de um estrangeiro do coração aberto a Deus”, relatou.

Durante a catequese, o Pontífice sublinhou que Filipe se levanta e parte com ímpeto e numa estrada deserta e perigosa encontra um alto funcionário da rainha da Etiópia, administrador geral do tesouro dela. Segundo ele, esse homem, um eunuco, depois de passar por Jerusalém para o culto, está retornando ao seu país. Era um judeu prosélito da Etiópia. Sentado em seu carro, lê o quarto canto do “servo do Senhor” do Livro do Profeta Isaías. “‘Você entende o que está lendo?’. O etíope responde: ‘Como posso entender, se ninguém me explica?’ Aquele homem poderoso reconhece que precisa ser ajudado para entender a Palavra de Deus. Era o grande banqueiro, era o ministro da economia, tinha todo o poder do dinheiro, mas sabia que sem explicação ele não conseguia entender, era humilde”, contou.

Não é suficiente ler a Escritura

Segundo Francisco, o diálogo entre Filipe e o etíope leva a refletir sobre o fato de que não é suficiente ler a Escritura, mas é preciso entender o seu sentido, encontrar a “essência”, indo além da “superfície”.

A seguir, o Pontífice recordou as palavras do Papa Bento XVI no início do Sínodo sobre “a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”. “A exegese, a verdadeira leitura da Sagrada Escritura, não é somente um fenômeno literário (...). É o movimento da minha existência. Entrar na Palavra de Deus é estar dispostos a sair dos próprios limites para encontrar Deus e conformar-se a Cristo que é a Palavra viva do Pai”, afirmou.

O Santo Padre lançou uma pergunta aos fiéis presentes. “Quem é o protagonista da passagem da Escritura que o etíope estava lendo? Filipe dá ao seu interlocutor a chave de leitura: é aquele servo sofredor manso, que não reage ao mal com o mal. Mesmo que seja considerado um fracassado e estéril, e depois eliminado, liberta o povo da iniquidade e dá fruto para Deus. É o Cristo a quem Filipe e toda a Igreja anunciam, que com a Páscoa nos redimiu”, destacou Francisco.

Espírito Santo e evangelização

O Pontífice explicou por fim que o etíope reconhece Cristo, pede o Batismo e professa a fé no Senhor Jesus. “Mas quem impeliu Filipe a ir ao deserto para encontrar esse homem? Quem impulsionou Filipe a se aproximar do seu carro? O Espírito Santo. O Espírito Santo é o protagonista da evangelização”, respondeu o Papa.

Na ocasião, o Pontífice ressaltou sobre a verdadeira evangelização. “Padre, vou evangelizar. Anuncio o Evangelho e digo quem é Jesus. Procuro convencer as pessoas que Jesus é Deus. ‘Isso não é evangelização’. Se não há o Espírito Santo não há evangelização. Isso pode ser proselitismo, publicidade. Evangelizar significa confiar-se ao Espírito Santo que é quem leva você a anunciar, a anunciar com testemunho, com o martírio e a palavra”, motivou.

Ao continuar, o Santo Padre relatou que depois que o etíope encontra Jesus ressuscitado, Filipe desaparece e o Espírito Santo o envia a pregar o Evangelho em outro lugar. "Eu disse que o protagonista da evangelização é o Espírito Santo. Qual é o sinal de que você cristã, você cristão é um evangelizador? A alegria, até mesmo no martírio”, frisou o Papa.

Francisco concluiu sua catequese, pedindo ao Espírito Santo para fazer dos “batizados homens e mulheres que anunciam o Evangelho a fim de atrair os outros não para sim, mas para Cristo, que saibam dar espaço à ação de Deus, que saibam tornar os outros livres e responsáveis diante do Senhor”.