29 de Maio, 2019

Papa: A salvação não se compra, é dom gratuito

Na Audiência Geral desta quarta-feira (29), Francisco destacou versículos do Livro dos Atos dos Apóstolos, explicando a ligação maravilhosa entre a Palavra de Deus e o Espírito Santo

O Papa Francisco iniciou seu ciclo de catequeses sobre o Livro dos Atos dos Apóstolos na Audiência Geral, desta quarta-feira (29).

O tema da catequese de hoje foi extraído do primeiro capítulo do livro, dos versículos dois e três: “Mostrou-se a eles vivo e ordenou-lhes de esperar o cumprimento da promessa do Pai”.

Segundo o Pontífice, o livro bíblico, escrito por São Lucas Evangelista, fala da viagem do Evangelho no mundo e mostra a ligação maravilhosa entre a Palavra de Deus e o Espírito Santo que inaugura o tempo da evangelização. Os protagonistas dos Atos dos Apóstolos são ‘um casal’ vivo e eficaz: “A Palavra e o Espírito”, frisou o Papa.

A Palavra de Deus corre, é dinâmica

O Santo Padre disse que a Palavra de Deus corre, é dinâmica, irriga todo terreno sobre o qual ela cai. “E qual é a sua força?” perguntou o Pontífice. Logo, ele explicou que São Lucas diz que a palavra humana se torna eficaz não graças à retórica, que é a arte do belo discurso, mas, disse ainda, graças ao Espírito Santo, que é a dýnamis de Deus, a dinâmica de Deus, a sua força, que tem o poder de purificar a palavra, torná-la portadora de vida.

“Quando o Espírito visita a palavra humana, ela se torna dinâmica, como ‘dinamite’, capaz de iluminar os corações e anular esquemas, resistências e muros de divisão, abrindo novos caminhos e expandindo os confins do povo de Deus”, afirmou o Papa.

Segundo Francisco, a “Aquele que dá sonoridade vibrante e eficiência à nossa palavra humana tão frágil, capaz até de mentir e fugir das próprias responsabilidades, é somente o Espírito Santo, por meio do qual o Filho de Deus foi gerado. O Espírito que o ungiu e o sustentou na missão, o Espírito graças ao qual escolheu os seus apóstolos e garantiu ao seu anúncio a perseverança e a fecundidade, e que garante também hoje ao nosso anúncio”, ressaltou.

Viver com confiança à espera da realização da promessa do Pai

O Papa frisou que o Evangelho se conclui com a ressurreição e ascensão de Jesus e a trama narrativa dos Atos dos Apóstolos parte da superabundância da vida do Ressuscitado derramada sobre a Igreja. Ele ainda explicou que São Lucas diz que Jesus ‘se mostrou vivo depois da sua paixão: durante quarenta dias apareceu a eles, e falou-lhes do Reino de Deus’.

Durante a Audiência, o Santo Padre prosseguiu ao recordar que Cristo ressuscitado cumpre gestos humanos, como de o partilhar a refeição com os seus discípulos, e os convida a viver com confiança à espera da realização da promessa do Pai. “Qual é a promessa do Pai?: “Vocês serão batizados com o Espírito Santo”, enfatizou Francisco.

O Pontífice explicou que o batismo no Espírito Santo é a experiência que ajuda os fiéis a entrar numa comunhão pessoal com Deus e participar do desejo universal de salvação, adquirindo o dom de parresía, a coragem, ou seja, a capacidade de pronunciar uma palavra “como filhos de Deus”, não somente como pessoas, mas como filhos de Deus. “Uma límpida, livre, eficaz, cheia de amor por Cristo e pelos irmãos”, disse.

A salvação não se paga

Segundo o Papa, não é preciso lutar para ganhar ou merecer o dom de Deus. Tudo é dado gratuitamente e no seu tempo. O Senhor doa tudo gratuitamente. “A salvação não se compra, não se paga. É dom gratuito”, afirmou.

Francisco frisou que “diante da ansiedade de conhecer antecipadamente o tempo em que os eventos anunciados por Ele acontecerão, Jesus responde aos seus: ‘Não cabe a vocês saber os tempos e as datas que o Pai reservou à sua própria autoridade. Mas o Espírito Santo descerá sobre vocês, e dele receberão força para serem as minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os extremos da terra’”, relatou o Santo Padre.

Segundo o Papa, Cristo ressuscitado convida os seus discípulos a não viverem o presente com ansiedade, mas a fazer uma aliança com o tempo, saber esperar o desenrolar de uma história sagrada que não foi interrompida, mas que avança, a saber esperar os “passos” de Deus, Senhor do tempo e do espaço.

Francisco disse ainda que o Senhor ressuscitado convida os seus a não “fabricar” a missão por si mesmo, mas esperar que o Pai dinamize os corações com o seu Espírito, a fim de que possam dar um “testemunho missionário capaz de irradiar-se de Jerusalém à Samaria e ir além das fronteiras de Israel a fim de chegar às periferias do mundo.

Unidade e perseverança

Ao finalizar, o Papa recordou que os apóstolos viveram juntos essa expectativa, como família do Senhor, no Cenáculo, cujas paredes ainda são testemunhas do dom com que Jesus se entregou aos seus discípulos na Eucaristia. “Como esperam a força, a dýnamis de Deus?”, perguntou Francisco. ‘Rezando com perseverança’, juntos. “Rezando na unidade e com perseverança. É com a oração que se vence a solidão, a tentação, a desconfiança e se abre o coração para a comunhão. A presença das mulheres e de Maria, mãe de Jesus, intensifica esta experiência: elas foram as primeiras a aprender do Mestre a testemunhar a fidelidade do amor e a força da comunhão que vence todo medo”, disse.

Francisco concluiu a catequese, pedindo a Deus para que conceda a todos “a paciência de esperar os seus passos, de não ‘fabricar’ nós mesmos a sua obra e permanecer dóceis, rezando, invocando o Espírito e cultivando a arte da comunhão eclesial”, desejou.