27 de Janeiro, 2020

Papa: confiar na Palavra de Deus, que muda o mundo e os corações

O Papa Francisco esclareceu o convite de conversão em sua alocução que precede a oração Mariana do Angelus do último domingo, 26, na Praça São Pedro

O Papa Francisco celebrou neste domingo, 26, a Santa Missa na Basílica de São Pedro, por ocasião do Primeiro Domingo da Palavra de Deus. Na alocução que precedeu a Oração Mariana do Angelus, Francisco se concentrou no Evangelho do dia, de quando começou a missão pública de Jesus. Uma pregação que começa ao pronunciar as seguintes palavras: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”. Para o Papa, um anúncio poderoso como um “feixe de luz que atravessa as trevas e corta a névoa”.

O Pontífice comentou que, com a vinda de Jesus, Deus mostrou para a humanidade sua proximidade de amizade dadas de forma gratuita e que, por sua vez, não são um mérito nosso, mas sim um dom gratuito de Deus. “Nós devemos tutelar esse dom”, explicou o Santo Padre.

Fazendo um apelo para o verdadeiro caminho da conversão, o Papa Francisco explicou o caminho para a adesão ao Senhor. “Tantas vezes é impossível mudar a própria vida, abandonar o caminho do egoísmo, do mal, abandonar a estrada do pecado, porque o compromisso de conversão está centrado apenas em si mesmo e nas próprias forças, e não em Cristo e no seu Espírito. Mas nossa adesão ao Senhor não pode ser reduzida a um esforço pessoal, não. Acreditar nisso também seria um pecado de soberba. A nossa adesão ao Senhor não pode se reduzir a um esforço pessoal, ao contrário, deve ser expressa em uma abertura confiante de coração e mente para acolher a Boa Nova de Jesus. É essa, a Palavra de Jesus, a Boa Nova de Jesus, o Evangelho – que muda o mundo e os corações! Somos chamados, portanto, a confiar na palavra de Cristo, a nos abrir à misericórdia do Pai e a nos deixar ser transformados pela graça do Espírito Santo”, disse.