Notícia

21 de Junho, 2021

Papa Francisco: “É o poder suave e extraordinário da oração que faz milagres"

No Angelus deste domingo, 20, o Papa destacou que devemos acreditar no poder da oração e buscar o Senhor, bater na porta do Seu Coração nos momentos de aflição.

Na oração mariana do Angelus deste domingo, 20, o Papa Francisco falou sobre o texto do Evangelho de Marcos, no qual Jesus, com os discípulos no barco, acalmou a tempestade. Na liturgia, os discípulos são deixados levar pelo medo. Assustados, olhando as violentas ondas, ficam perplexos ao ver Jesus, na popa, dormindo sobre um travesseiro e gritam-lhe: “Mestre, não te importa que pereçamos?”.

Partindo da atitude dos discípulos, Francisco recordou que muitas vezes, assaltados pelas provocações da vida, questionamos Cristo. “Muitas vezes nós também, assaltados pelas provocações da vida, gritamos ao Senhor: ‘Por que ficas em silêncio e não fazes nada por mim?’”. O Santo Padre explicou que devemos lembrar que apesar de estar “dormindo”, Jesus está lá e compartilha com seus discípulos tudo o que está acontecendo. Seu sono, se por um lado nos surpreende, por outro nos põe à prova.

O Pontífice explicou que o sono do Senhor nos provoca a acordar. “O Senhor, de fato, espera que o envolvamos, que o invoquemos, que o coloquemos no centro do que vivemos. Seu sono nos provoca a acordar, porque para ser discípulos de Jesus, não basta crer que Deus está presente, que existe, mas é preciso se envolver com Ele, é preciso também levantar nossa voz com Ele, gritar a Ele”, disse.

Chamar Deus através da oração

“O Evangelho nos diz que os discípulos se aproximam de Jesus, acordam-no e falam com Ele. Este é o começo da nossa fé”, sublinhou o Papa.

Francisco falou sobre reconhecer que não somos capazes de permanecer à tona sozinhos e que a fé começa com a crença de que não somos suficientes para nós mesmos, com o sentimento de necessidade de Deus.

O Pontífice explicou que chamar Deus através da oração pode fazer maravilhas em nós. "Quando superamos a tentação de nos fecharmos em nós mesmos, quando superamos a falsa religiosidade que não quer perturbar Deus, quando clamamos a Ele, Ele pode fazer maravilhas em nós. É o poder suave e extraordinário da oração que faz milagres".

Olhar na direção certa

De acordo com Francisco, depois de Jesus perguntar aos discípulos “Por que tendes medo? Ainda não tendes fé?”, nos damos conta que devemos olhar para Ele e não se deixar levar pelo medo.  “Quantas vezes ficamos olhando para os problemas em vez de irmos ao Senhor e lançarmos nossas preocupações n’Ele?! Quantas vezes deixamos o Senhor em um canto, no fundo do barco da vida, para despertá-lo apenas no momento da necessidade?!”, concluiu o Santo Padre.

Ao final de sua alocução, o Papa pediu para que não cansemos de buscar o Senhor, de bater na porta de Seu Coração. Como de costume, voltando suas preces a Nossa Senhora, Francisco desejou “que a Virgem Maria, que em sua vida nunca deixou de confiar em Deus, redescubra em nós a necessidade vital de nos confiarmos a Ele todos os dias”.


Fonte: Amex, com Vatican News


Horários de missa