22 de Março, 2021

“Quem quiser ver Jesus, olhe para a Cruz”, diz Papa

Durante o Angelus deste domingo, 21, o Papa Francisco falou sobre a vontade implícita que temos de ver Jesus e recomendou aos fiéis que olhassem para a Cruz para conhecer e compreender Cristo.

Durante o Angelus deste domingo, 21, na Biblioteca do Palácio Apostólico do Vaticano, o Papa Francisco afirmou que muitas pessoas gostariam de se encontrarem com Jesus, ainda que não digam de forma explícita. "Ainda hoje muitas pessoas, muitas vezes sem dizer isso, de forma implícita, gostariam de ‘ver Jesus’, encontrá-Lo, conhecê-Lo. Disso compreendemos a grande responsabilidade de nós cristãos e de nossas comunidades. Também nós devemos responder com o testemunho de uma vida que se doa no serviço. Uma vida que toma sobre si o estilo de Deus: proximidade, compaixão, ternura e se doa no serviço. Trata-se de plantar sementes de amor, não com palavras que voam para longe, mas com exemplos concretos, simples e corajosos. Não com condenações teóricas, mas com gestos de amor".

De acordo com Francisco, assim então o Senhor, com sua graça, nos faz dar frutos, mesmo quando o terreno é árido por causa de incompreensões, dificuldades ou perseguições ou pretensões de moralismos clericais: este é um terreno árido. Precisamente, então na provação e na solidão, enquanto a semente morre, é o momento no qual a vida brota, para produzir frutos maduros em seu próprio tempo, enfatizou o Papa.

Continuando sua alocução, Francisco disse que é neste entrelaçamento de morte e vida que podemos experimentar a alegria e a verdadeira fecundidade do amor que sempre se doa no estilo de Deus.

Segundo o Pontífice, para todo homem que quer procurar, Jesus "é a semente escondida pronta para morrer a fim de dar muitos frutos". A fala de Francisco ilustrou o Evangelho em que São João relata um episódio ocorrido nos últimos dias de Jesus, pouco antes de Sua Paixão. Enquanto se encontra em Jerusalém para a festa da Páscoa, alguns gregos expressam o desejo de vê-Lo. Eles se aproximam do apóstolo Felipe e lhe dizem: "Queremos ver Jesus".

A cruz expressa o amor

O Santo Padre disse que, no pedido daqueles gregos, podemos discernir o pedido que tantos homens e mulheres, de todos os lugares e épocas, dirigem à Igreja. Francisco explicou que Jesus responde ao pedido dos gregos com estas palavras: "Chegou a hora do Filho do Homem ser glorificado. [...] Se o grão de trigo cai na terra e não morre, permanece sozinho; mas se morre, dá muito fruto". O Papa explicou que para conhecer e compreender Cristo, deve-se olhar "o grão de trigo que morre na terra", deve-se olhar para a Cruz.

Para Francisco, isso faz-nos pensar no sinal da cruz, que ao longo dos séculos se tornou o emblema por excelência dos cristãos. Aqueles que querem "ver Jesus" hoje, talvez vindo de países e culturas onde o cristianismo é pouco conhecido, o que eles veem antes de tudo? Qual é o sinal mais comum que eles encontram? O crucifixo. Nas igrejas, nos lares dos cristãos, até mesmo usado em seu próprio corpo. O importante é que o sinal seja coerente com o Evangelho: a cruz não pode deixar de expressar o amor, o serviço, o dom de si sem reservas: só assim é verdadeiramente a "árvore da vida", da vida superabundante.

Concluindo sua alocução, como de costume, o Papa Francisco pediu que a Virgem Maria nos ajude a seguir Jesus, a caminhar fortes e felizes no caminho do serviço, para que o amor de Cristo possa brilhar em todas as nossas atitudes e se torne cada vez mais o estilo de nossa vida diária.