14 de Novembro, 2016

Romaria do Encontro dos Santos reúne milhares de fiéis em Santa Cruz dos Milagres

Antes mesmo do sol nascer, uma multidão de romeiros vindos de várias cidades do Nordeste se concentrou na entrada principal do município de Santa Cruz dos Milagres, Piauí, para iniciar o domingo (13) em mais uma Romaria do Encontro dos Santos. Este ano, a tradicional procissão com as imagens dos padroeiros teve o seu percurso ampliado, percorrendo ruas e avenidas do município piauiense.

A fé e devoção marcaram a Romaria do Encontro dos Santos, realizada desde o ano de 1990 na cidade de Santa Cruz dos Milagres. As ruas da localidade ficaram tomadas de peregrinos que aproveitaram o final de semana para viver a experiência com a misericórdia e amor de Deus estampados a Cruz de Cristo Jesus. Romeiros, sacerdotes da Arquidiocese de Teresina-PI, juntamente com o Arcebispo, Dom Jacinto Sobrinho, marcaram presença na programação caracterizada por reunir grande número de fiéis no município.

Procissão dos santos

Este ano, a novidade na programação ficou por parte da ampliação do itinerário da procissão com os padroeiros e a Santa Cruz. De acordo Dom Jacinto, este ano, a procissão contou com um caminho diferente dos outros anos para possibilitar ao fiel a realização de uma grande peregrinação até a Porta Santa do Santuário. “A caminhada da vida foi representada por esta procissão de hoje. Rezamos, cantamos, guiados por Jesus, com a sua Cruz à frente como sinal de seguimento a Deus”, pontuou em sua homilia.

Conforme o bispo, o sentido maior da procissão com as imagens dos padroeiros consiste em que todos os cristãos são chamados a uma vida de conversão e santidade. “Assim caminhamos como peregrinos, acompanhados por homens e mulheres santos e santas de Deus, representados pelas imagens de nossos padroeiros, eles que foram pessoas como nós, exceto Nossa Senhora, marcados muitas vezes pelo pecado, mas que se apoiaram na graça de Deus. Olhemos para esses santos como modelos de pessoas que se deixaram ser guiados por Deus e Sua Palavra,  realizando a mudança de suas atitudes e tornando-se verdadeiras páginas vivas do Evangelho”, refletiu.

Balanço

Cerca de 50 mil pessoas participaram da romaria durante o final de semana. Deste total, estima-se que 8 mil fiéis integraram a procissão, segundo dados informados pela Polícia Militar. Segundo o reitor do Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres, padre Raniery Alencar, o balanço da programação foi positivo diante da presença do público esperado. “Ouvindo os romeiros, podemos afirmar que foi uma maravilha romaria. Na procissão do encontro dos santos, caminhamos com tranquilidade, alegria. Foi uma verdadeira festa em família! Fiquei feliz em ver tantas pessoas alegres, em união, desejosas de viver a santidade”, avalia o reitor.

Após o cortejo, os romeiros seguiram para o Santuário de Santa Cruz dos Milagres, onde participaram da Santa Missa, presidida pelo Arcebispo de Teresina, Dom Jacinto, concelebrada pelos padres do Santuário, padre Raniery Alencar e padre Valdiano Araújo, juntamente com demais padres e diáconos arquidiocesanos. Os seminaristas da Arquidiocese também somaram ao evento, realizando um importante trabalho de acolhida, animação e cadastramento dos visitantes.

Devoção

A todo momento sinais da devoção à Santa Cruz eram expressados pelos fiéis, sejam nas orações, no beijo e abraço na cruz, na penitência ou louvor. Com lágrimas nos olhos, muitos dos devotos manifestaram a alegria e emoção por estarem vivenciando mais uma romaria à Santa Cruz, considerada a madrinha estimada pelos romeiros.

De geração em geração, a devoção perpassa e se mantém viva. Apesar de recente inaugurado, o Santuário de Santa Cruz dos Milagres já se configura como um dos principais centros de peregrinação do Nordeste, acolhendo milhares de peregrinos, os quais aproveitam a ocasião para pedir por alguma necessidade ou agradecer pelas graças recebidas por intercessão da Santa Cruz.

Dentre milagres de fiéis, a devota Laura Maria da Cura faz questão de expressar sua gratidão. Ela aproveitou sua visita ao Santuário para agradecer pela restauração da saúde de seu irmão, Alcides José da Cura. “Há um mês, meu irmão sofreu um acidente de moto e passou 22 dias na UTI, entubado, com sangramentos no cérebro e clavícula quebrada. O médico cobrou R$ 15 mil reais só para fazer a cirurgia! Eu pedi a Santa Cruz, a Nossa Senhora Aparecida e ao Frei Galvão e fui atendida, ele não precisou de cirurgia e já saiu do hospital”, declarou emocionada.

Tradição

Conheça um pouco sobre a Romaria do Encontro dos Santos no link: http://www.santuariodesantacruzdosmilagres.com/artigo/romaria-dos-santos.html

Por: Ingrid Monteiro