31 de Julho, 2017

Santuário acolhe 20ª Caminhada da Purificação do Corpo e da Alma

Romeiros de Monsenhor Gil (PI) receberam calorosa acolhida e participaram da celebração da Santa Missa

O Santuário de Santa Cruz dos Milagres acolheu na manhã deste domingo, 30, a Caminhada da Purificação do Corpo e da Alma, na Trilha da Fé e da Esperança, do município de Monsenhor Gil (PI). A tradicional caminhada chegou à sua vigésima edição, contanto com a participação de cerca de 3 mil pessoas.

O objetivo do evento, organizado pela Associação dos Peregrinos Amigos de Monsenhor Gil, em parceria com a Prefeitura Municipal de Monsenhor Gil, consiste em buscar um encontro com Deus, meditar, cumprir votos, agradecer graças e alcançadas e pedir bênçãos.

A caminhada teve início na madrugada do dia 22 de junho. Os fiéis se reuniram em frente à Igreja Matriz Menino Deus, onde receberam a bênção do administrador paroquial, padre Ronald Ciriaco de Carvalho. Foram 09 dias e 206 quilômetros a pé de romaria entre os municípios de Monsenhor Gil, Passagem Franca, Prata do Piauí, São Miguel da Baixa Grande, São Miguel do Tapuio e, por fim, Santa Cruz dos Milagres.

No Santuário, os romeiros receberam calorosa acolhida e participaram da celebração da Santa Missa, às 11 horas. Assim, retornaram para seus lares com a certeza do dever cumprido e o coração repleto da alegria de ser romeiro da Santa Cruz.

Tradição

Segundo a história, desde a propagação dos milagres da Santa Cruz, em meados de 1940, moradores e fiéis de Monsenhor Gil começaram a se reunir para visitar o santuário de devoção, com o propósito de agradecer as graças alcançadas e fazer pedidos e orações à divina Santa Cruz.

Cientes da importância de conservar a tradição e intensificar o movimento, em 1997, o prefeito e romeiro José Noronha e um grupo de amigos idealizaram a grande romaria, que hoje reúne um número expressivo de participantes.

Por: Daniele Castro/AMEX

Santuário acolhe 20ª Caminhada da Purificação do Corpo e da Alma